quinta-feira, 21 de março de 2013

FEST COUNTRY DE TIMOTEO E DE 16 A 19 DE MAIO


Timóteo faz projeto para instalar indústrias em área de 350 mil m²


Empreendimento deverá ocupar terreno entre os bairros Limoeiro e Macuco

O prefeito já apresentou o pré-projeto do futuro DI ao ministro Pimentel


TIMÓTEO - A Prefeitura de Timóteo está fazendo estudos para concluir, nos primeiros dias de abril, o projeto de implantação de um novo Distrito Industrial na cidade. O projeto é considerado prioritário pelo prefeito Keisson Drumond (PT), que já assegurou apoio do governo federal. O empreendimento deverá ocupar uma área de aproximadamente 350 mil metros quadrados entre os bairros Limoeiro e Macuco.

De acordo com o prefeito, o pré-projeto do futuro DI já foi apresentado ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, que se comprometeu, inclusive, a ajudar o município a atrair novas indústrias de pequeno e médio portes. “Queremos atender à demanda das grandes indústrias do Vale do Aço e de outros mercados também, além de gerar mais empregos e renda para a nossa população”, afirmou Keisson.
A expectativa do prefeito de Timóteo é de protocolar o projeto do novo Distrito Industrial, junto ao Ministério do Desenvolvimento, ainda em abril. 
TECNOLOGIA
Além da implantação de novas indústrias, Keisson Drumond pretende transformar Timóteo em um polo tecnológico, com investimentos principalmente na área de educação. Ele adiantou que no projeto de transformar a cidade em referência nesse setor, a participação do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet) é fundamental.

Timóteo terá cursos do Senac

TIMÓTEO - A Prefeitura de Timóteo anunciou o início das operações do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - na cidade. O prefeito Keisson Drumond se reuniu com representantes do organismo para firmar convênio referente à implantação de dois cursos iniciais para atendimento a 140 alunos. 


O encontro ocorreu no gabinete do prefeito com a presença do gerente regional de operações do Senac, Dilermano Ubiraci Amador de Oliveira, a consultora de negócios Sandra Castro, além do presidente do Sindicato do Comércio e conselheiro do Senac, José Maria Facundes, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Nonato Filho.

As matrículas serão nos dias 11 e 12 de abril, de 10h às 12h e de 17h às 20h, na Secretaria Municipal de Educação (antigo colégio Macedo Soares). Os cursos são gratuitos, para Operador de Computador (80 vagas)- e Auxiliar Administrativo (60 vagas). As aulas serão no período noturno, de 19h às 22h, no prédio da Secretaria de Educação e no Inmet - Instituto Municipal de Ensino Técnico, no bairro Novo Horizonte. 

OBS.: Fonte Jornal Vale do Aço 
Timóteo é um município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e microrregião de Ipatinga, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando-se desta cerca de 216 quilômetros. Ocupa uma área de 145,159 km², sendo que 19,62 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 81 119 habitantes pelo IBGE no ano de 2009, classificando-se assim como o quadragésimo município mais populoso do estado de Minas Gerais e o terceiro de sua microrregião. A cidade é banhada pelo rio Piracicaba e está localizada próximo ao encontro desse rio com o Doce.
A cidade de Timóteo foi emancipada de Coronel Fabriciano na década de 1960. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma homenagem ao tropeiro Manoel Timóteo, um conhecido comerciante da região. O desenvolvimento urbano do município deve-se às grandes empresas da região, como a Usiminas, e principalmente à Aperam South America (antiga Acesita e ArcelorMittal), localizada no próprio município. Até 29 de abril de 1964 estas duas ficavam em território da cidade vizinha, Coronel Fabriciano, mas com as emancipações políticas de Timóteo e Ipatinga, o município deixou de sediá-las. Atualmente é formado pela cidade de Timóteo e pelo distrito de Cachoeira do Vale, na região Oeste. Timóteo faz parte da Região Metropolitana do Vale do Aço, que ultrapassa os 449 340 habitantes. Além das quatro principais cidades (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), há outras 22 no colar metropolitano. Atualmente conta com uma taxa de urbanização da ordem de 99,76%, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,831, considerando-se assim como elevado em relação ao estado de Minas Gerais.
Em Timóteo está localizado o Parque Estadual do Rio Doce, a maior reserva nativa de mata atlântica do estado de Minas Gerais e uma das maiores do Sudeste. Atualmente possui 36 970 hectares e foi criado pela Lei n.º 1119 de 14 de julho de 1944. Dentro do PERD, como também é conhecido, está grande parte da biodiversidade não só do município, mas de todo o leste mineiro. Outros importantes atrativos naturais são o projeto Oikós e o Pico do Ana Moura, o ponto mais alto da cidade.
O município ainda possui uma grande tradição em suas festas, em especial o Carnaval. O evento, que é organizado pela prefeitura juntamente com a Associação das Escolas de Samba de Timóteo (AEST), ocorre anualmente na Alameda 31 de Outubro. As primeiras comemorações começaram na década de 1940, porém somente a partir de 1980 começou a ganhar fama na região. O município possui também razoável tradição em seu artesanato e na culinária. Na cidade estão situados ainda importantes monumentos e construções, como a Igreja de São José, a Fundação ArcelorMittal Timóteo e a Igreja Matriz São José.