sábado, 20 de abril de 2013

Audiência debate instalação do Corpo de Bombeiros em Timóteo

Reunião será realizada pela Comissão de Segurança Pública no Vale do Aço, no dia 26            

Wôlmer Ezequiel
timóteo aérea
Autor do requerimento ressaltou que o município não pode ficar carente de serviços de prevenção e
combate a incêndios
 
TIMÓTEO - A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
 irá realizar audiência pública em Timóteo para discutir a instalação de uma unidade do Corpo de 
Bombeiros no município. A reunião será no dia 26, às 10 horas, na Câmara Municipal.
Para o autor do requerimento, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Timóteo, município com 
aproximadamente 80 mil habitantes e 4º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, 
não pode ficar carente de serviços de proteção, defesa civil, prevenção e combate a incêndios, busca,
salvamentos e socorros públicos. Ainda segundo o parlamentar, houve a doação de terreno para a
instalação da unidade, mas ainda não foi realizada nenhuma iniciativa para a sua construção.
 
Convidados
Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho
 Ferraz; o prefeito municipal de Timóteo, Keisson Drumond; a presidente da Câmara Municipal 
de Timóteo, vereadora Guaraciaba Gomes Martins Araújo e o vereador Adriano Costa Alvarenga.
Foram convidados ainda o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 
coronel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo e os presidentes da 115ª subseção de Minas Gerais
 da Ordem dos Advogados do Brasil, Kaster Lúcio Rodrigues Abreu; da loja maçônica Acácia
 Acesita, Wilson Moreira Quintão; do Lions Clube Timóteo Acesita, Saulo Ambrósio Pena Júnior
 e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária e de Prestação de Serviços de Timóteo, 
Antônio Teixeira Neto. (Com informações ALMG)

Fonte: Diário do Aço
              

Fila dupla gera acidente

Descuido de motorista impediu que percebesse caminhão parado em fila dupla na avenida livamento 

Wellington Fred
Acidente Livramento
Na tarde de ontem, a colisão de uma motocicleta com um caminhão estacionado em fila dupla na avenida Livramento, bairro Veneza, deixou um motociclista gravemente ferido e um passageiro com ferimentos leves.
O acidente ocorreu próximo à conversão para a BR-381. Um caminhão, com placa de Itabira, estava parado em fila dupla porque o motorista José Rodolfo, 28 anos, pedia informação. O condutor do mototáxi, Marcos Guerra Silvano, 36 anos, descuidou-se do trânsito e bateu na traseira do veículo. O motociclista teve um corte profundo e suspeita de fratura na perna direita. O passageiro teve apenas escoriações leves.

Fonte: Diário do Aço
 

Presos os primeiros policiais suspeitos de crimes na região

Um investigador e um médico legista estão entre os dois primeiros presos temporariamente. Eles são investigados por envolvido em uma das várias execuções. 
Fotos: Wôlmer Ezequiel
Mesa PC
Avanço na apuração de crimes e mudança na equipe da PC foram comunicados em entrevista coletiva
IPATINGA - No começo da noite de ontem, uma nota assinada pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Minas Gerais confirmou a prisão de dois policiais civis suspeitos de envolvimento em execuções em Ipatinga e outras cidades do Vale do Aço. Decretadas pela Justiça, as prisões são em caráter temporário (30 dias) para que os suspeitos possam passar por novas etapas de investigação. A nota, no entanto, não confirma se os policiais detidos são suspeitos de envolvimento com os casos de Rodrigo Neto e Walgney Carvalho.   
Entretanto, fontes ligadas à 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil confirmaram  que foram presos temporariamente o investigador José Cassiano Guarda e o médico-legista José Rafael Ferreira, ambos lotados na 1ª DRPC.
Eles foram presos no fim da tarde, em Ipatinga, e encaminhados para a Casa Policial, em Belo Horizonte, unidade onde ficam apreendidos os policiais civis sob investigação. Ainda segundo as mesmas fontes, duas novas prisões poderiam ser decretadas pela Justiça “a qualquer momento”.
Ontem também o Ministério Público do Estado de Minas Gerais tomou a decisão de acompanhar o caso de perto. As investigações serão acompanhadas por um grupo especial do MPMG, conforme portaria pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) designando cinco promotores para acompanhar o caso.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário, Nívia Mônica da Silva, o promotor Rodrigo Gonçalves Fonte Boa, de Belo Horizonte, Juliana da Silva Pinto, de Coronel Fabriciano, Bruno César Medeiros Jardini, de Ipatinga; e Kepler Cota Cavalcante Silva, de Timóteo, terão acesso as apurações. Porém, não poderão se manifestar fora dos autos, pois os casos correm em segredo de justiça.


Suspeita
Ao passar ontem pelo Vale do Aço, pela primeira vez, o chefe da PC em Minas Gerais, Cylton Brandão, admitiu abertamente a possibilidade de envolvimento de policiais nos assassinatos do radialista Rodrigo Neto (ocorrido em 8 de março) e do fotógrafo Walgney Assis Carvalho (executado a tiros no dia 14 de abril).
Cylton Brandão destacou que a equipe responsável pela apuração dos crimes recentes no Vale do Aço é capaz de “cumprir a tarefa”, por ter profissionais qualificados para tal. Ponderou que algumas apurações dessa natureza apresentam determinada complexidade, embora exista avanço nas investigações. “Com a vinda de Elder D’ângelo e Irene para a Delegacia Regional, além de outras modificações que acontecerão, temos certeza de que as apurações estão aceleradas e chegando às autorias”, declarou.
Sobre a possibilidade de relação entre os casos de Rodrigo Neto e Walgney Carvalho, Cylton disse que não ser possível adiantar se existe tal ligação. No dia do assassinato do fotógrafo Walgney Carvalho, o deputado Durval Ângelo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, afirmou que a vítima vinha sendo ameaçada. Cylton Brandão diz que a Polícia Civil chegou a receber um comunicado sobre as ameaças, porém o fotógrafo foi ouvido e não confirmou os fatos. “Carvalho foi ouvido, disse que não se sentia ameaçado e que não precisava de proteção. Isso está nos autos e assinado por ele”, comentou.

Prazo
Sobre a conclusão da apuração dos casos, Cylton Brandão afirmou que não é possível precisar uma data, sob o risco de se cometer um erro. “Podemos ter resposta no próximo minuto, mas as coisas estão acontecendo e vamos ter as respostas no tempo devido. Existem suspeitos. Existe indício de participação de policiais nos crimes. Não admitimos grupo de extermínio; o que existe são questões pontuais, não admitimos grupos de extermínio”, reafirmou.
O novo responsável pelo 12° DPC, Elder D’ângelo, reiterou a fala de Cylton Brandão de que existem indícios da participação de policiais em alguns dos episódios apurados pela Delegacia de Homicídios. “É óbvio que não posso dar detalhes, mas a presença de um subcorregedor é para orientar essas ações no caso correicional, até porque a apuração dos fatos está a cargo da Delegacia de Homicídios de Belo Horizonte e nossa atuação será administrativa e orientadora das ações”, detalhou.
Já Irene Franco, nova delegada da 1ª Delegacia Regional, relatou ter atendido a um chamado da Policia Civil, ao qual pretende responder com um bom trabalho. “Acreditava que o chamado viria um pouco para frente, mas assumo porque nunca fugi à luta. Para o meu lugar (na Delegacia de Homicídios) ainda vou definir as mudanças. Assumi um desafio; o clima não é favorável, é tenso, mas vejo isso com tranquilidade”, concluiu Irene Franco.

Chefia da PC anuncia trocas

Em entrevista à imprensa regional na tarde dessa sexta-feira (19), o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão, anunciou alterações na Delegacia Regional e no 12° Departamento de Polícia Civil (12° DPC).
Entre as mudanças, a delegada Irene Angélica Franco e Silva Guimarães responde, a partir de agora, pelo comando da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no lugar de Gilberto Simão, que assumiu o posto em maio de 2012. Outra mudança diz respeito à chefia do 12° DPC: José Walter da Mota será substituído pelo subcorregedor da Polícia Civil, Elder D’ângelo. A troca se deu em razão de problemas de saúde de José Walter. O chefe da PC, Cylton Brandão, disse que as mudanças são administrativas e pretendem demonstrar uma nova Polícia Civil para fazer frente aos problemas da região.
“Queremos dizer de nossa certeza de que essa é a equipe mais qualificada que temos na Polícia Civil. Wagner Pinto é um policial da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, com larga experiência, principalmente em apuração de homicídios. É uma demonstração inequívoca de que chegaremos à autoria de todos os casos que estão afligindo a região”, disse.
O chefe da PC disse, ainda, que as modificações partem da intenção de se ter uma polícia diferenciada na região. Cylton afirmou que “os fatos dizem por si só”, o que sugere modificações profundas para que tudo se resolva de forma definitiva, para a pacificação em Ipatinga e região.
Fonte: Diário do Aço

Comida di Buteco melhora o atendimento e o cardápio

Botecos que participam pela primeira vez do Concurso querem cativar o público votante com bom atendimento e petiscos diferenciados

Os irmãos Hudson Márcio e Carlos Antônio, do Fratelli, decidiram aceitar o convite para tornar o estabelecimento mais conhecido em Ipatinga.     (Créditos: Nadieli Sathler)


IPATINGA – Na primeira semana desde que começou a 6 ª edição do Concurso Comida di Buteco em Ipatinga, os botecos que participam pela primeira vez da disputa gastronômica estão entusiasmados e já colhem resultados positivos.

De acordo com os irmãos Hudson Márcio Leles e Carlos Antônio, ambos proprietários do bar Fratelli, o movimento no estabelecimento aumentou muito no último final de semana. “O que nos motivou a participar do concurso foi a possibilidade de aumentar a clientela e ainda trazer novas pessoas para estimular a equipe que trabalha comigo. Fratelli significa irmãos em italiano, somos uma equipe”, explicou.

Em setembro faz quatro anos que os dois irmãos decidiram abrir o Fratelli. Hudson se dedica ao atendimento e a criação de pratos e petiscos que compõem o cardápio, enquanto Carlos cuida da cozinha. Os proprietários estão animadíssimos com o aumento de público que o Comida di Buteco provoca.

BONS RESULTADOS
“No início tivemos curiosidade para saber como seria a receptividade do público que geralmente percorre todos os bares participantes do concurso. Soube que o Comida di Buteco também traz até mesmo pessoas de outras cidades”, lembrou.

O Fratelli recebeu uma pintura nova e os funcionários passaram por um treinamento especial para atender durante o período do concurso. Os proprietários também fizeram banner e faixas para divulgar os pratos
“Estou muito feliz com os resultados, que já são visíveis, e quero participar muitas vezes desse concurso”, declarou. Sobre a criação do prato, Hudson revelou que aproveitou o sucesso de uma novela global para dar nome ao petisco, “Mandioquinha do Tufão”.

FAMÍLIA NO NEGÓCIO

Jorge Medina também participa pela primeira vez do concurso. Apesar de trabalhar há mais de 20 anos no ramo, só em 2013 foi convidado a participar do Comida di Buteco. O filho dele, Guilherme, foi um dos principais incentivadores para que o estabelecimento da família integrasse o circuito de cozinha de raiz.
“Temos recebido um público diferenciado em função do concurso e percebo uma melhora no movimento. Reconheço que essa iniciativa vai agregar muito para meu bar e assim também divulgar meu nome”, afirmou Jorge.

PRATO
O tira-gosto do Bar do Jorge é um bolinho de mandioca acompanhado de uma lingüiça caseira acebolada. “O sabor é o diferencial e com certeza as pessoas que estão experimentando o petisco e gostando, vão voltar”, previu.
Em função do concurso Jorge contratou um cozinheiro e colocou toda a família para ajudar a atender aos clientes.

Jorge Medina contratou um cozinheiro e conta com apoio da família para dar conta dos clientes que têm procurado o boteco em função do concurso

ECONOMIA

Amantino Alves, representante da AmBev no Vale do Aço, destacou que a cada ano é possível visualizar nos bares participantes e nos patrocinadores a satisfação de ver o concurso alavancando o consumo. “A cada ano a gente quer estar presente e ver a felicidade de todo mundo. Mas o principal é a profissionalização dos bares. Visitamos um bar e em menos de uma hora um grupo de 40 pessoas foi atendido a contento”, citou.

VOTOS
O concurso Comida di Buteco começou no dia 12 e termina no próximo dia 28. Para votar o cliente deve pedir o tira-gosto, provar, solicitar as cédulas, preencher todos os campos e depositá-lo na urna. A meta este ano é alcançar os 10.000 votantes.


SERVIÇO
Cerveja Oficial: Bohemia
Apresentador: Nestlé
Patroícinio Hellmann’s e Doritos
Apoio: Pepsi, Amendoim Elma Chips Comida di Buteco, Secretaria Estadual de Cultura, Diário Popular, Prefeitura de Ipatinga.

Bar veterano destaca conquistas
Pela sexta vez participando do Concurso Comida di Buteco, José Wilson, proprietário do Bar Galpão, não esconde os frutos que colheu em todas as edições do evento de cozinha de raiz. “Na verdade, o concurso transformou a minha vida, foi uma benção para minha família e meu bar. Tive a felicidade de estar no pódio nas cinco vezes em que concorri. Foram três vezes no terceiro lugar, uma vez em segundo e em 2010 fui campeão”, contou.
Neste ano o prato do Galpão chama Só Alegria, um combinado de banana verde cozida com lingüiça preparada na costela de porco.


Bons frutos
Wilson revelou ainda que o concurso traz ganhos para todos os setores comerciais da cidade tais como açougue e supermercados. Ele destacou ainda que deseja que o concurso nunca acabe no município. “Espero que o Comida di Buteco cresça cada vez mais. Só tenho a agradecer e trabalho muito para contribuir com a produção e organização do concurso”, expressou. 


Fonte: Diário Popular Mg

 

Palestra com Ciro Bottini atrai grande público



O FAMOSO VENDEDOR interagindo com o público, no Acesita Esporte Clube
TIMÓTEO - O salão do Acesita Esporte Clube lotado comprovou o excelente resultado do Sebrae em Ação – Timóteo, evento realizado pela Aciati-CDL em parceria com o Sebrae e com o apoio da empresa Emalto, que trouxe à região o maior vendedor da televisão brasileira, Ciro Bottini. Ele fez uma concorrida palestra com o tema “Venda, venda, venda – Novas ideias para vender mais”. Ele tem um livro sobre o assunto, onde dá dicas de como criar sua marca pessoal e explica como é importante vender melhor a própria imagem.

Comunicador nato, Ciro Bottini falou para os presentes sobre a importância de vender bem e sempre, “colocando as vendas à frente de todos os deveres”. Apresentador do canal Shoptime, Ciro Bottini, paulista de 48 anos, se vale da sua característica marcante de bom humor para cativar o público e mostra que vender é realmente uma arte e das mais interessantes.

Em sua palestra, Bottini dá dicas sobre o que fazer para vender bem e ter o cliente sempre próximo. Com interação, criatividade e o apoio da plateia presente, o evento agradou muito, arrancando calorosos aplausos.
Para o presidente da Aciati-CDL, Antônio Teixeira, “este evento de capacitação em parceria com o Sebrae trouxe a Timóteo e região um dos melhores vendedores da televisão brasileira. Aos que estiveram presentes foi uma aula de como vender bem. Agora é aplicar este aprendizado no dia-a-dia”, sintetizou.

Oficinas e palestras gratuitas

Oficinas gratuitas de capacitação também integraram a grade do 3º Sebrae em Ação, que teve como objetivo oferecer diversas atividades para a melhoria dos processos de gestão nas micro e pequenas empresas através de orientação empresarial, palestras magnas e oficinas. Para Tânia Carvalho, gerente executiva das entidades, "esta parceria com o Sebrae é muito importante pela qualidade das informações que são trazidas para o empresário e seus colaboradores, capacitando-os na melhor gestão do seus negócios”. 

Comércios terão plano Unimed: R$ 13 mensais

Opção será oferecida a cerca de 3.000 associados, estendendo-se a comerciários e seus dependentes

Janete Araújo

Assinatura do convênio entre os presidentes das Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga e a representante da Unimed Odonto, Juliana Santos
IPATINGA – As Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Coronel Fabriciano, Timóteo e Ipatinga realizaram na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Aciapi, cerimônia de assinatura de um interessante termo de convênio com a Unimed Odonto. O objetivo é atender os comércios que aderirem nas três cidades-polo da região, o que representa em torno de 2.500 a 3 mil associados das entidades, além dos comerciários desses estabelecimentos, com o plano odontológico. Basicamente, o atendimento se dá com desconto mensal em folha do valor único por pessoa de R$ 13. Cada dependente inscrito pagará o mesmo valor.

O plano ajustado com a Unimed Odonto inclui a realização de todos os procedimentos de saúde bucal, exceto ortodontia e estética. Durante o evento, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora de Ipatinga, Fátima Salles esteve representando o presidente da Aciapi – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga, Gustavo de Souza, impedido de comparecer por motivo de viagem.

O presidente da Acicel/CDL – Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Coronel Fabriciano, Júnior Damasceno ressalta que este é mais um benefício, mais uma prestação de serviço importante das entidades para seus associados. Ele confirma que em Coronel Fabriciano são mais 500 associados à entidade que podem ter seus funcionários beneficiados.

O presidente da Aciati/CDL - Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Timóteo, Antônio Teixeira Neto é da mesma opinião e enfatiza que por meio desse convênio a associação se torna colaboradora e prestadora de serviço para a sociedade. “A adesão será voluntária. Basta o interessado procurar a Aciati, que conta com 650 associados”, informa.

O presidente da CDL de Ipatinga, Márcio Caldeira Penna, acredita que esse convênio traz segurança para o associado e seu funcionário trabalhar com mais tranquilidade. “É uma forma de a entidade estender o braço na ação de prestação de serviço no setor de saúde para os associados e seus funcionários. Temos 1.200 associados que podem ser beneficiados juntamente com seus trabalhadores. É um momento importante para as três entidades, que uniram forças para tornar possível esse convênio, por meio de adesão”, salienta.

Visitas a estabelecimentos

Todos têm a expectativa de que a adesão ao plano seja alta por parte dos empresários, já que cada comércio será visitado por uma equipe com a proposta. 

Juliana Santos, Executiva de Contas e representante da Unimed Odonto, explica que o convênio é uma prestação de serviços por meio do plano odontológico mais completo da empresa, com um custo diferenciado do mercado. “O dentista é quem vai fazer a avaliação do procedimento. E a adesão dos associados já pode ser feita desde já”, explica.

Fonte: Jornal Vale do Aço

Troca de comando na Polícia Civil da região

Medida é recado claro diante do envolvimento de policiais em diversos homicídios, admitido nesta sexta-feira, em Ipatinga, pelo comando no Estado. Mudanças devem abranger também a Polícia Militar

Wellington Pedro/Imprensa MG

Governador Anastasia e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta, que esteve em Ipatinga nesta sexta
IPATINGA – Evidências do envolvimento de policiais em diversos homicídios ocorridos no Vale do Aço levaram a Polícia Civil de Minas Gerais a anunciar profundas medidas administrativas na região, nesta sexta-feira (19). “Uma nova polícia. Não admitimos a existência de grupos de extermínio em Minas Gerais, muito menos que a sociedade viva acuada, com medo de quem aqui está para defendê-la”, prometeu o chefe da Polícia Civil em todo Estado, Cylton Brandão da Matta. Para demonstrar o impacto das mudanças, foi anunciado em entrevista coletiva que o subcorregedor Élder Dângelo foi nomeado novo chefe do 12º Departamento, em substituição a José Walter da Mota Matos, que havia assumido em 18 de dezembro, e Irene Franco foi nomeada delegada regional, em substituição a Gilberto Simão de Melo.

Em entrevista coletiva na sede do 12º Departamento de Polícia Civil, no bairro Iguaçu, na tarde desta sexta-feira, Brandão ressalvou, quanto à substituição de Mota Matos e Simão de Melo: “José Walter está com problemas de saúde e o delegado Gilberto não conseguiu implantar as mudanças que pretendia em razão de problemas que estamos enfrentando agora de forma definitiva. Ambos saem com notas de mérito da chefia da Polícia pelos relevantes serviços prestados à sociedade”, elogiou.

LINHA-DURA
Daniel de Cerqueira

Élder Dângelo, que atuava na corregedoria, tem reputação de ser rigoroso quanto a desvios cometidos por policiais
Élder Dângelo, que atuava na corregedoria, tem reputação de ser rigoroso quanto a desvios cometidos por policiais. Sua escolha para orientar os trabalhos da polícia na região foi destacada por Cylton como uma demonstração contundente de que “as raízes” do envolvimento de policiais com assassinatos no Vale do Aço serão investigadas. Por determinação do governador Antonio Anastasia, a Polícia Militar também terá processo semelhante. “Existe uma filosofia de trabalho conjunto e entendemos que são necessárias algumas modificações. O que é certo é que as raízes dos problemas em determinado momento se misturaram”, disse Brandão.

“É óbvio que eu não posso dar muita informação para que as investigações não sejam atrapalhadas, mas a presença de um subcorregedor aqui logicamente é para orientar essas ações no caso correcional, e a nossa atuação será eminentemente administrativa”, pontuou Dângelo.

O 12º Departamento coordena o trabalho de seis delegacias regionais: Ipatinga, João Monlevade, Itabira, Caratinga, Manhuaçu e Ponte Nova. Juntas, essas regionais comandam a Polícia Civil em 97 municípios.

CIDADÃ HONORÁRIA
Cláudio Salvador (www.clickvale.net)

Nascida em Governador Valadares, a delegada Irene Brandão recebeu Título de Cidadania Honorária de Ipatinga em dezembro de 2012
Nascida em Governador Valadares, a delegada Irene Brandão recebeu Título de Cidadania Honorária de Ipatinga em dezembro de 2012. Ela respondeu pelas delegacias de Mulheres e Homicídios. É também professora universitária e casada com o empresário Leonel Guimarães. “É um desafio para mim. Trata-se de um cargo de gestão, antes eu estava na investigação. Assumo em um momento nem tão favorável, atendo a um chamado da polícia à qual eu pertenço e honro há 15 anos. Existem outras mudanças ainda para acontecer, que agora eu vou definir como delegada regional. Sou uma policial exigente comigo mesma e também serei com os policiais civis, mas é lógico que também buscando melhorar as condições para que eles desenvolvam um trabalho melhor”, enfatizou.


Resposta a execuções de jornalistas
pode ser dada “em questão de dias”

Cylton Brandão descartou, por hora, a participação da Polícia Federal nas investigações dos assassinatos dos jornalistas Rodrigo Neto, 38, e Walgney Carvalho, 43, ambos colaboradores do jornal VALE DO AÇO. E deixou transparecer que os trabalhos de elucidação estão avançados, pelo menos com relação a um dos crimes. “Os jornalistas de toda a região do Vale do Aço podem ficar tranquilos. Acredito que até mesmo em questão de dias vocês terão uma resposta à altura do que merecem. Temos absoluta certeza de que damos conta dessa tarefa. Contamos com total apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário. A equipe que está em Ipatinga no momento é a mais qualificada do Estado”, destacou.
Após a coletiva à imprensa, o chefe da Polícia Civil em Minas Gerais esteve reunido com o Comitê Rodrigo Neto. Ele visitou também a nova redação do jornal VALE DO AÇO. O objetivo foi dar maior tranquilidade aos jornalistas quanto à liberdade para o exercício da profissão.
O deputado Durval Ângelo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), afirmou ter alertado à polícia que Carvalho vinha sendo ameaçado. Cylton Brandão diz que a Polícia Civil chegou a receber um comunicado sobre as ameaças, porém o fotógrafo foi ouvido e não confirmou os fatos. “Carvalho foi ouvido, disse que não se sentia ameaçado e que não precisava de proteção. Isso está nos autos e assinado por ele”, justificou. A versão mais aceita por muitos observadores dos fatos é que Carvalho teria sido morto por queima de arquivo.



Chefe de investigações fala
sobre andamento de apurações


Na reunião com a equipe de Delegados que apura os crimes em Ipatinga e região, Cylton Brandão acertou medidas imediatas para que o trabalho de investigação entre em novas etapas. Segundo o Chefe do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Wagner Pinto, ainda não é possível apontar se há relação entre os assassinatos de Rodrigo Neto e Walgney Carvalho. “Não podemos descartar qualquer linha de investigação, mas em breve teremos em mãos elementos capazes de nos ajudar nas apurações. Toda a sociedade vai saber do que se trata nos próximos dias", afirmou.
“Os jornalistas e a sociedade podem ter certeza de que daremos repostas contundentes a esses casos. Temos aqui uma equipe especializada que já solucionou inclusive crimes federais, como a chacina de Unaí. Defendemos a liberdade de imprensa, defendemos o livre exercício da profissão. A sociedade e, em particular, as polícias, precisam contar sempre com a imprensa livre e democrática e é para garantir essa condição que em breve teremos novidades”, emendou Cylton Brandão. 

Ministério da Saúde abre concurso

O Ministério da Saúde abriu concurso público para preencher 265 vagas para nível superior. São oito cargos: Analista Técnico Administrativo I e II, Administrador, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro Civil e Engenheiro Eletricista. Dessas, 13 vagas são para candidatos com deficiência.

Para os cargos de Analista Técnico Administrativo I e II, existem 16 vagas com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de R$ 3.981,41. Já os cargos de Administrador, Bibliotecário e Contador são 234 vagas para 40 horas de trabalho semanais e remuneração de R$ 3.981,41. Por fim, há 15 vagas para os cargos de Economista, Engenheiro Civil e Engenheiro Eletricista. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e a remuneração é R$ 6.722,34.

Os interessados devem se inscrever entre 26 de abril e 17 de maio no site www.cespe.unb.br/concursos/ms_13. A taxa é R$ 80. O concurso terá três etapas. A primeira e a segunda são de provas objetivas e discursivas, respectivamente. A terceira é avaliação de títulos. As etapas e também a perícia médica para candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas nas 27 capitais do país. A data provável de aplicação das provas objetiva e discursiva é 7 de julho.

Judocas da Usipa/Pitágoras participam do Mineiro



O judô Usipa/Pitágoras marca presença no Campeonato Mineiro Sub-18 e Sub-21, a ser realizado em Belo Horizonte, neste fim de semana. Dez usipenses representarão o clube na competição que reunirá cerca de 300 atletas de todo o estado.

Entusiasmados com a conquista do título brasileiro (Sub-15), com a atleta Aiury Costa, no último sábado (13), os judocas têm agora incentivo extra para fazer bonito no Mineiro das classes Sub-18 e Sub-21. Segundo o coordenador do Judô usipense, Hevilmar Rocha, “a expectativa é classificar atletas para integrar a Seleção Mineira e representar o nome do clube no cenário nacional”.

Os classificados para a Seleção Mineira irão competir pelo estado o Campeonato Brasileiro Final Sub-18 que será realizado em Salvador (BA), em maio, além do Brasileiro Sub-21, também em maio na cidade de Fortaleza (CE).


Usipa disputa Torneio
Metropolitano de Natação em BH


A equipe de natação Sicoob Vale do Aço/Usipa participa neste fim de semana, em Belo Horizonte, do III Torneio Metropolitano de Natação - Infantil a Sênior. A competição acontece no Minas Tênis Clube e reunirá cerca de 300 nadadores de cinco clubes de Minas Gerais.

O Sicoob Vale do Aço/Usipa disputa o Torneio com 12 nadadores. Todos com o mesmo objetivo: alcançar índices para os campeonatos estaduais e nacionais da temporada.

Os destaques do clube tricolor para a competição são Jaime Rezende e Fabrício Santos. Além da Usipa participam os clubes Mackenzie, Praia, Minas, Olympico.    

A coordenadora da natação usipense, Sheila Dias, se diz confiante no bom resultado dos atletas tricolores. Segundo Sheila, a equipe vem de um período de muitos treinos e dedicação, além de um trabalho com a psicóloga Márcia Badaró que visa aprimorar as atividades em grupo e amenizar a ansiedade causada durante as competições.
Fonte: Jornal Vale do Aço

Dívida do Vasco impede transferência de Dedé

A transferência que movimentou o futebol brasileiro nesta semana, do zagueiro Dedé, revelado pelo Vasco da Gama, para o Cruzeiro, está temporariamente suspensa. Por conta de dívidas de cerca de R$ 50 milhões do clube carioca com a Fazenda, uma liminar bloqueou judicialmente o envio dos documentos e dos direitos federativos para a Federação Mineira. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro confirmou em nota oficial.

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) recebeu na tarde dessa sexta-feira, 19/04, uma decisão judicial que a impede de transferir os direitos federativos do atleta Anderson Vital da Silva (Dedé). O motivo de tal decisão é um processo da Justiça Federal cujo autor é a Fazenda Nacional e o réu o Club de Regatas Vasco da Gama. A FERJ acatará toda e qualquer decisão judicial".

Dedé, ídolo do clube alvinegro, já havia sido apresentado na Raposa na tarde desta sexta-feira (19 de abril), com direito a beijo no escudo da camisa do novo time. Para ter Dedé, o Cruzeiro já desembolsou os R$ 14 milhões, que foram usados pelos cariocas para acertar atrasos de salários do seu elenco.

Fonte: Jornal Vale do Aço