quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pré-matrículas abertas para cursos gratuitos em Coronel Fabriciano

  
Foto: reprodução

A Prefeitura de Coronel Fabriciano informou que as pré-matrículas para os cursos gratuitos de Auxiliar Financeiro e Cuidador de idosos, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estarão abertas até a sexta-feira (3).Segundo a Administração Municipal, podem participar dos cursos pessoas que possuem Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, ou que atendam ao perfil do programa.
Os cursos, oferecidos por meio de parceria entre Prefeitura e Senai, terão carga horária mínima de 160 horas.
As pré-matrículas podem ser realizadas na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, localizada na rua Duque de Caxias, 366, Centro, no 2º Andar, das 8h às 17h.  Os candidatos também deverão realizar matrículas no Senai, preenchendo um formulário que será entregue no ato das pré-matrículas.
Mais informações pelo telefone (31) 3846-7734.
Fonte: PLOX

Quatro suspeitos de tráfico detidos e pistolas PT .380 apreendidas em Ipatinga

Na noite dessa segunda-feira (29), por volta das 23h30, três jovens e um adolescente foram detidos suspeitos de tráfico de drogas em uma residência localizada na rua Raposos, no Centro de Ipatinga.

De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos Eduardo Amorim de Lima, de 23 anos, Ítalo Alves de Oliveira, de 19 anos, Maria Virginia Nunes Costa Guarconi, de 19 anos, e um adolescente de 16 anos foram abordados após denúncias darem conta de que substâncias entorpecentes e armas de fogo que seriam utilizadas contra grupo rival do bairro Planalto estariam escondidas no local.
Segundo os policiais, foram apreendidas duas pistolas PT. 380, a quantia de R$ 674,00 e duas porções de crack.
Os suspeitos e os materiais encontrados foram encaminhados para a Delegacia.

Suspeito de assalto é detido em Fabriciano e diz que "sua renda principal é o furto"

Na manhã desta terça-feira (30), por volta de 18h, na rua Armando Farjado, no bairro Santa Helena em Coronel Fabriciano, a Polícia Militar foi acionada por uma mulher relatando que ao chegar em sua residência encontrou sua casa arrombada.
Vizinhos disseram a ela, que dois homens teriam chegado e desferido um chute na porta de sua residência e furtado alguns pertences pessoais. Em seguida eles teriam evadido-se em uma motocicleta, modelo HONDA CG TITAN, placa HIW-7972. Os policiais, ao verificarem a procedência da motocicleta, constataram que a mesma encontra-se em nome de Adailton Guedes de Souza, 48 anos, morador da rua Pará, no bairro Melo Viana. 

De posse das informações os militares se deslocaram até a residência do suspeito que é também conhecido por “Kiko”. Segundo os policiais, Kiko ao perceber a aproximação dos militares teria pulado o muro dos fundos de sua residência, mas foi encontrado pelos policiais escondido em um lote. Com o suspeito foi encontrado os pertences da vítima, além de R$449,00 em notas diversas, uma câmera digital, dois aparelhos de celular, várias jóias e uma caixa contendo diversos tipos de chaves.


Conforme os policiais, ele afirmou ter cometido o crime na companhia de uma segunda pessoa, porém se recusou a dizer o nome de seu comparsa. Em conversa com a reportagem do PLOX, Kiko disse não estar arrependido e que sua fonte de renda principal é o furto. Segundo ele, "o ato de subtrair de terceiros lhe rende uma renda significativa". 

Ele inclusive salientou que ”precisou roubar muito para adquirir sua motocicleta”. Kiko possui uma extensa ficha criminal pelos crimes de receptação e furtos. Diante dos fatos, Kiko foi conduzido para a delegacia com os materiais apreendidos e a motocicleta foi removida ao pátio credenciado.

Fonte: PLOx

19ª Copa Timóteo tem finais eletrizantes



Wôlmer Ezequiel
19ª Copa Timóteo
Irmão do falecido esportista Mundinho, Tote recebeu a homenagem junto a toda família

TIMÓTEO - Foram disputadas na segunda-feira (29) as finais dos troféus Mundinho (sub-13)
e Dirce Torquetti (sub-14) da 19ª Copa Aniversário Timóteo de Futebol. Na categoria mirim, Aert-ES
e Usipa disputaram a final e a equipe capixaba levou a melhor, depois de empate por 0 a 0 no tempo
normal e vitória nos pênaltis (5 a 2). Na categoria pré-mirim, Cruzeiro e Vila Nova (de Caratinga) se
enfrentaram e a equipe celeste se sagrou campeã, vencendo por 2 a 0.
Familiares dos homenageados, Mundinho e Dirce Torquetti, estiveram presentes no evento. Irmão
do esportista Mundinho, o ex-jogador Tote agradeceu o carinho e lembrou a perda do irmão. “A
perda é dolorida, mas homenagens como essa nos fazem ter força. A gente sabendo o tanto
que ele era querido, o pessoal não se esquece dele. A família fica muito agradecida e satisfeita
com a homenagem”, disse.
O empresário Alexandre Torquetti, presidente da Emalto, também esteve presente. A esposa dele,
Dirce Torquetti, foi uma das homenageadas. “É importante estar presente. Vim para receber a
homenagem e agradecer por ela ainda estar sendo lembrada pela comunidade”, disse.

Os jogos

Pela categoria mirim, assim como o placar, o jogo entre Aert-ES e Usipa também foi marcado
por momentos pouco emocionantes. As equipes atacavam, mas sem muita objetividade. Com o
placar de 0 a 0, a tensão dos pênaltis tomou conta dos garotos da equipe de Ipatinga, que
converteram apenas duas cobranças, enquanto o clube capixaba converteu as cinco,
sagrando-se campeão. Na partida válida pelo pré-mirim, o Cruzeiro mostrou mais vigor físico e
não teve muita dificuldade para assegurar o título. Apesar do placar modesto, 2 a 0, a equipe
teve o domínio, decidiu a partida ainda na primeira etapa e foi campeã em cima do Vila Nova, da
cidade de Caratinga. Pedro, aos 14’, e Cesinha, aos 19’ do 1º tempo, selaram a vitória azul. À
equipe da região sobrou o prêmio de artilheiro para o atacante Yury, que marcou sete vezes.
Já o goleiro do Cruzeiro, Jhonatan, além de campeão, recebeu o prêmio por ter sido o goleiro
menos vazado e saiu invicto do campeonato


Repórter : Wendell Dias (Estagiário)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Fonte: Diário do Aço


Tentativa de homicídio no Alipinho

Rapaz apresentava um ferimento na boca e outro no lado direito do tórax, proveniente de arma de fogo 


Três pessoas estão presas em Coronel Fabriciano, acusadas de uma tentativa de homicídio no bairro Alipinho. Cleber Rodrigues do Carmo, 19 anos, Edson Celulari dos Santos, 23 anos, e Anderson Martins Pereira, 23 anos, foram presos acusados de tentativa de homicídio.
Geraldo Nicolino de Assis foi encontrado caído na rua Padre Américo. Apresentava um ferimento na boca e outro no lado direito do tórax, proveniente de arma de fogo. Levado por uma equipe do Corpo de Bombeiros ao Hospital São Camilo, Geraldo permanecia internado até ontem.
Por meio de informações anônimas, a polícia localizou os três homens suspeitos do crime em uma residência no bairro Jardim Primavera. Ao perceberem a chegada dos policiais militares, os três tentaram fugir. Edson Celulari saltou o muro e tentou escalar a residência, entretanto o telhado quebrou e o suspeito sofreu uma queda, sendo preso e levado para o Hospital São Camilo com escoriações. Cleber foi localizado no interior da residência. A arma usada no crime não foi encontrada.
O suspeito Anderson Martins Pereira, vulgo “Boneco”, que também teria participado do crime, foi localizado nas imediações. Inicialmente, todos negaram a participação na tentativa de homicídio. Os suspeitos foram presos e conduzidos à Delegacia da Polícia Civil para esclarecimentos.
Fonte: Diário do Aço

 

Milhares de fiéis participam da missa da Festa do Trabalhador

Cerca de 80 mil pessoas participaram na noite de segunda-feira (29) da missa e do show do Padre Reginaldo Manzotti, que abriu as festividades da Festa do Trabalhador do Sindipa.
IPATINGA - Cerca de 80 mil pessoas participaram na noite de segunda-feira (29) da missa e do show do Padre Reginaldo Manzotti, que abriu as festividades da Festa do Trabalhador do Sindipa. Fiéis vindos de diversas cidades da região lotaram a Avenida Pero Vaz de Caminha e ruas do Bom Retiro. O evento contou com a presença de padres de diversas Paróquias, além de autoridades. Esta é a 9º edição da Festa do Trabalhador Metalúrgico.
Durante coletiva, o Padre Reginaldo Manzotti agradeceu a oportunidade de comemorar o aniversário da cidade com a presença de tantas pessoas. Ele aproveitou para dar um conselho. “Estamos comemorando mais um 1º de Maio. É preciso que haja um equilíbrio entre empregado e empregador”.
Esta é a 3ª vez que o Sindipa traz a Ipatinga o Padre Reginaldo Manzotti. Durante a apresentação, Padre Reginaldo se lembrou de suas outras duas vindas. “Não sei se vocês se lembram, mas na primeira vez que vim, em 2005, não tinha 200 pessoas assistindo à missa. Na segunda, em 2006, não passou de 2 mil pessoas. E hoje, com a benção de Deus, temos esta multidão”.

PRESENTE
Para o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, os trabalhadores não poderiam receber presente melhor no aniversário de Ipatinga. “O sindicato busca trazer atrações que o trabalhador pede. Prova disto é a quantidade de pessoas que vieram prestigiar o evento”.
Miranda enfatizou ainda que além da diversão, o momento é de refletir sobre o que já foi conquistado pelos trabalhadores e pelo que ainda temos que lutar, como o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40h semanais e a correção salarial trimestral para combater a inflação.

SOLIDARIEDADE
Um dos pontos altos da noite foi a arrecadação de alimentos. Os presentes deram um show a parte e contribuíram com mais de 15 toneladas de alimentos, que serão distribuídas entre entidades da região.
“Nossos trabalhadores mostraram mais uma vez que se pode participar de uma festa deste tamanho sem esquecer de ajudar aqueles que necessitam”, disse Luiz Carlos Miranda.
Fonte: Diário Popular Mg

Fabriciano inaugura unidades Habitacionais do Morada do Vale

A Prefeitura de Coronel Fabriciano inaugurou nesta terça-feira (30) as Unidades Habitacionais do Morada do Vale. A solenidade foi realizada próximo ao campo do Serra Azul, com momento cultural e show da dupla Ramon & Renan. FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano inaugurou nesta terça-feira (30) as Unidades Habitacionais do Morada do Vale. A solenidade foi realizada próximo ao campo do Serra Azul, com momento cultural e show da dupla Ramon & Renan. A entrega das 34 Unidades Habitacionais faz parte dos programas de urbanização, habitação e regularização fundiária realizados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.
Outras quatro unidades serão construídas, totalizando 38 novas moradias para famílias previamente cadastradas, que foram retiradas das áreas de risco. A iniciativa foi iniciada em 2007, quando Fabriciano tornou-se um dos primeiros municípios do País a aderir ao Sistema Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS), do Governo Federal.
“A proposta é reestruturar locais com muitas áreas de risco e espaços precários. Iniciamos no Morada do Vale essa transformação. Além das obras de infraestrutura, a população conta com o apoio de técnicos que atuam em projetos sociais, desenvolvidos em conjunto com as intervenções físicas”, explica a prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes.
A parte alta do Morada do Vale ganhou obras de drenagem, contenção, pavimentação, eliminação de áreas de risco, programas de capacitação, oficinas de artesanato, Plantão Social, Centro de Convivência e campo de futebol. As famílias cadastradas também terão a titularidade dos imóveis. Atualmente, está sendo construída uma creche, próxima às Unidades Habitacionais. A previsão é que seja concluída até julho.

JUSTIÇA SOCIAL
“Inaugurar as Unidades Habitacionais é um sonho, resultado de muito trabalho de nosso governo. O que foi e está sendo feito no Morada do Vale é parte de um projeto que vamos levar para outras áreas da cidade, como São Domingos e Padre Rocha. Esse projeto da Prefeitura leva qualidade de vida com justiça social. A vida da população é transformada para melhor, com mais dignidade e oportunidades”, conclui Rosângela Mendes.
Fonte: Diário Popular Mg

Ivanildo Pereira vence Rústica Caixa Aniversário de Ipatinga

O atleta Ivanildo Pereira, primeiro colocado geral masculino na “Rústica CAIXA – Aniversário de Ipatinga”. O atleta de Belo Horizonte cruzou a linha de chegada com 31 minutos e 30 segundos, numa prova, segundo ele, em que a resistência fez toda a diferença.
IPATINGA - Muito treino e vontade de chegar lá. Esta é a receita do atleta Ivanildo Pereira, primeiro colocado geral masculino na “Rústica CAIXA – Aniversário de Ipatinga”. O atleta de Belo Horizonte cruzou a linha de chegada com 31 minutos e 30 segundos, numa prova, segundo ele, em que a resistência fez toda a diferença.
“Como a cidade é muito quente e têm muitas subidas, a prova exigiu muito do atleta. Ajudou muito a excelente organização da rústica, com muitos postos de hidratação durante o percurso”, pontuou o corredor, que recebeu o cheque de R$ 1 mil das mãos da prefeita Cecília Ferramenta e do superintende regional da Caixa do Leste de Minas, Marcelo Baião.
Na prova feminina, Kelidiane Barbosa Jardim, 25, natural da cidade de Caraí, no Norte de Minas, conquistou o primeiro lugar. “É a primeira vez que corro em Ipatinga e gostei muito da prova. Com certeza, no ano que vem, participarei novamente”, afirmou a atleta, que começou a correr há pouco mais de dois anos e já coleciona títulos. Na “Rústica Caixa – Aniversário de Ipatinga”, ela cruzou a linha de chega com 37 minutos e 33 segundos.

“PRATA DA CASA”
Os atletas ipatinguenses não chegaram entre os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino). Mas comemoram as boas marcas nos dez quilômetros da “Rústica Caixa – Aniversário de Ipatinga”. Pelo oitavo ano seguido, Givanildo Rodrigues de Almeida conquistou o título de ipatinguense mais rápido, com a marca de 35 minutos e 57 segundos e também teceu elogios à organização.
Entre elas, outra atleta já premiada da cidade. Heridiany Moreira, 27, moradora do bairro Horto, conquistou o lugar mais alto do pódio da categoria geral feminina Ipatinga. “Mais do que vencer a prova, cruzar a linha de chegada é a realização de um desafio pessoal. Agora é continuar a treinar para a prova do ano que vem”, avalia.

CATEGORIA ESPECIAL
O percurso ipatinguense também atraiu atletas de renome nacional. Entre eles, Jaciel Paulino, 39, tetracampeão da São Silvestre na categoria especial – cadeirante. “Esta é a terceira vez que venho correr em Ipatinga e me surpreendi com a organização deste ano. É muito satisfatório perceber que o esporte vem crescendo na cidade e região”, pontua o atleta, hoje profissional, que começou a correr por questões de saúde e hoje coleciona títulos.

ORGANIZAÇÃO
Em sua 16ª edição, a Rústica Caixa – Aniversário Ipatinga atraiu 500 competidores, muitos deles, de outros Estados brasileiros, como São Paulo, Espírito Santo, Rondônia e Pará. Saindo do Parque Ipanema, os competidores percorreram 10 km, passando pelos bairros Caçula, Canaã, Canãzinho, Caravelas, Veneza II e Centro.
Para a prefeita Cecília Ferramenta, a Rústica | CAIXA Aniversário de Ipatinga tem um significado especial. “Essa corrida simboliza o recomeço, a reestruturação e a reorganização da cidade. É um evento que representa a largada para os 50 anos de Ipatinga”, comemorou a prefeita.
Segundo o superintendente regional da CAIXA Leste de Minas, Marcelo Baião, incentivar o esporte faz parte da filosofia da empresa. O atletismo é um esporte da população brasileira e a CAIXA quer sempre apoiar eventos como a rústica de Ipatinga. A partir de agora, vamos trabalhar para atuar de forma mais intensa, incentivando o esporte especializado no município.
Ao longo do percurso, foram quatro postos de hidratação e cerca de 60 profissionais envolvidos. A prova contou com 17 categorias, divididas de acordo com a idade e sexo, além de categoria especial para pessoas deficientes, subdividida em cadeirantes e deficientes visuais. A “Rústica Caixa – Aniversário de Ipatinga” foi uma realização da Prefeitura de Ipatinga com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Vale, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Copasa e Patty Publicidade.

Confira o resultado oficial da Rústica CAIXA | Aniversário de Ipatinga:

Categoria Geral Masculino
Ivanildo Pereira dos Anjos
Edimilsom dos Reis
Marcelo José da Silva
João Marcos Fonseca
Rafael Tobias de Oliveira

Categoria Geral Feminino
Kleidiane Barbosa Jardim
Maria Regina Santos
Zilia Martins de Amaral
Roseli Viana Elias
Fabrícia Martins Amaral

Categoria Geral Masculino - residentes em Ipatinga
Givanildo Rodrigues
Hilarino José Conrado
Daniel Gonçalves Ferreira
Hélio Martins Pimentel
José Luis Ferreira

Categoria Geral Feminino – residentes em Ipatinga
Heridiany Moreira Bastos
Mônica Maria de Oliveira
Soraia da Silva Pinto Coelho
Aura Mariana Eusébio Coelho
Dulcinéia Lopes de Paiva

Categoria Especial (cadeirantes)
Jaciel Antônio Paulino
Rogério Costa Lima
Adair José Salvador Siqueira
Gilson Leite

Categoria Especial (deficiente visual)
Carlos Gomes Fonseca
Fábio Ribeiro dos Santos
Pedro Flávio Guilhermino
Ciro Paula Campos
Josemar de Souza Araújo
Fonte: Diário Popular MG