terça-feira, 9 de abril de 2013

Nova diretoria da Aciati quer modernizar o comércio


Na foto, o prefeito Keisson Drumond, a nova diretoria da Aciat-CDL e do Conselho da Mulher Empreendedora

TIMÓTEO – Os setores de comércio e de serviços de Timóteo precisam se modernizar e buscar parcerias com o poder público para a cidade retomar o desenvolvimento perdido nos últimos anos. Com essa opinião, o empresário Antônio Teixeira Neto tomou posse como novo presidente da Associação Comercial de Timóteo (Aciati) e da Câmara de Dirigentes Lojistas, em substituição a Hiler Félix, que dirigiu as duas entidades nos últimos dois anos.

Teixeira Neto tomou posse em solenidade concorrida, na Fundação Aperam Acesita, com a presença de uma série de convidados, entre os quais o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond (PT), e os presidentes das Federações das Associações Comerciais (Federaminas), Wander Luis Silva, e das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José César, além de dirigentes de outras entidades da região. No mesmo evento, a empresária Rosângela Alves de Lima Gomes assumiu a presidência do Conselho da Mulher Empreendedora de Timóteo, em substituição a Geane Campos Almeida.

DESPERTAR
O novo presidente da Aciati-CDL convocou os empresários a se integrarem e a somarem forças com o poder público para melhorar e aumentar a competitividade dos setores de comércio e de serviços na cidade. “Precisamos de firmeza, como a demonstrada pelo governo municipal, para despertar esse gigante adormecido que é a nossa cidade. Timóteo precisa modernizar seu comércio, sua economia e voltar a crescer. A hora é agora”, afirmou Antônio Teixeira Neto.

DESAFIO
Em seu discurso, o prefeito Keisson também conclamou os empresários a se unirem à Administração para dar um “novo rumo” ao município. “Os empresários são como uma grande árvore. A cidade precisa que eles deem bons frutos, que se tornem cada vez mais competitivos e que cresçam junto com a cidade. Se a cidade for bem, todo mundo vai bem. A Prefeitura irá sempre apoiar os empreendedores, como um instrumento para o desenvolvimento do comércio e de toda a nossa economia”, concluiu Keisson.

PMCF alerta moradores sobre aumento de pombos



As fezes dos pombos podem provocar danos à pintura de veículos e outros patrimônios e matar plantas e gramados.
FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano detectou, por meio de comunicados feitos pela direção de duas escolas municipais, o crescimento da população de pombos domésticos nos bairros Santo Antônio e Caladinho de Cima. Para evitar o contínuo aumento dessas aves nestes locais, o município vai iniciar um trabalho de orientação aos moradores para que as pessoas não alimentem os pombos. Ao receberem alimento, esses pássaros tendem a aumentar o seu ciclo reprodutivo e transformam-se em praga urbana. 

Os pombos transportam bactérias nos pés e podem transmitir várias doenças como encefalite, dermatites, alergias respiratórias, tuberculose aviária, histoplasmose, ornitose, salmonelose, entre outras. “Além disso, nos locais onde essas aves se concentram aumenta a proliferação de ratos, baratas e moscas”, explica a bióloga da Coordenadoria de Controle de Endemias da Prefeitura, Sílvia Soares. 

As fezes dos pombos são ácidas e por isso, além da sujeira, podem provocar danos à pintura de veículos e outros patrimônios e matar plantas ornamentais e gramados. “O acúmulo de penas, fezes e restos de ninhos ainda causa entupimentos em calhas ou tubulações de escoamento pluvial e o apodrecimento precoce de forros de madeira”, acrescenta a bióloga. 

Manejo e limpeza de fezes
A melhor forma de evitar a proliferação dos pombos é não alimentá-los. Também é necessário acondicionar o lixo de forma correta e recolher sobras de alimentos de animais domésticos. “O ciclo reprodutivo dos pombos é regulado pela disponibilidade de alimento. Normalmente, a fêmea bota dois ovos que demoram até 18 dias para chocar, fazendo até seis oviposições ao ano. Quando recebem alimentação aumentam a capacidade reprodutiva para várias posturas ao ano”, esclarece a bióloga Sílvia Soares.  

Sobre a limpeza de fezes dos pombos, a orientação é que elas sejam retiradas após umedecidas com solução desinfetante a base de cloro. Também é preciso utilizar máscaras e luvas durante a limpeza dos locais onde estejam acumuladas as fezes e ninhos dos pombos para evitar contaminação. 

Importante
Outra dica importante é impedir o acesso e entrada das aves nas construções fechando os locais com tela ou alvenaria, após a desinfecção e limpeza do local. “O controle dos pombos somente pode ser feito por pessoas devidamente autorizadas. Já a eliminação direta dos animais é realizada quando são esgotadas medidas de manejo que restrinjam o acesso aos abrigos e fontes de alimento. Por isso, qualquer ação de controle que resulte na morte, danos físicos, sofrimento ou apreensão dos animais pode ser considerada crime”, alerta Sílvia Soares. 

Jovem é preso com chave mixa e carro roubado


AKR 

Josimar foi preso dentro de um lote na rua Serra Geral
IPATINGA – Foi preso na madrugada desta terça-feira (09) Josimar Luís da Costa, de 26 anos. Ele estava na rua Vitória, no Jardim Panorama, com um veículo roubado, e foi preso por volta das 4h20.

No deslocamento de uma das viaturas para uma ocorrência próxima ao bar ‘Lá em casa’, onde um casal foi vítima de uma tentativa de latrocínio, os policiais se depararam com um carro estacionado em atitude suspeita. Ao pararem a viatura para verificar o fato, perceberam um homem que saiu de perto do veículo e pulou muros das residências próximas. 

A PM montou um cerco na região e o suspeito foi preso. Ele estava escondido dentro de um lote na rua Serra Geral. Ao perceber que seria pego, ele jogou ao solo um pedaço de garfo, utilizado como chave mixa. O veículo de onde ele fugiu ainda estava com o motor quente e tinha o vidro do motorista quebrado. O proprietário do veículo ainda está sendo procurado. O acusado de furto foi entregue ao Departamento de Polícia, após ser preso em flagrante. 

Casal é baleado ao sair de bar no Jardim Panorama


AKR 

No meio do assalto às vítimas, um dos ladrões reconheceu o homem e, descontrolado, começou a atirar
IPATINGA – A felicidade de um casal foi interrompida na noite desta terça-feira (09). Eles estavam em um barzinho na avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Jardim Panorama e quando iam embora foram vítimas de uma tentativa de latrocínio. Por volta das 3h30, eles foram abordados por três indivíduos que roubaram um cordão de ouro, um anel de formatura e ainda dispararam após serem reconhecidos por uma das vítimas. A mulher teve graves ferimentos na cabeça, correndo risco de perda de memória.
O crime aconteceu em frente ao bar ‘Lá em Casa’. Segundo testemunhas, três indivíduos que estavam do lado de fora do bar começaram a atirar contra as vítimas. Após efetuarem os disparos, os suspeitos fugiram em direção a uma padaria, onde entraram em um veículo e fugiram em direção à região conhecida como ‘Grota do Panorama’. 
A mulher atingida pelos disparos foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros até o Hospital Márcio Cunha. Já seu esporo, que também foi baleado, foi socorrido por um amigo e levado até o Pronto Socorro Municipal. Porém, ele teve que se deslocar de táxi para o HMC após atendimento no Pronto Socorro. 

Assaltante reconhece vítima
Já no hospital, o homem baleado afirmou à PM que já ia embora do bar em companhia da esposa quando foram abordados pelos três indivíduos. Um deles, já com a arma em punho, roubou seu cordão de ouro e o anel de formatura. Porém, o assaltante reconheceu a vítima de algum lugar e, descontrolado, começou a atirar. O casal ficou caído, enquanto os bandidos fugiam.
No Hospital, a PM conseguiu tomar o depoimento do homem baleado, que teve ferimentos na cabeça, no pescoço e nos braços. Já a esposa estava em uma situação mais delicada. Ela teve ferimentos na cabeça, e perda de massa encefálica, podendo sofrer perda de memória. 
A vítima identificou o suspeito, que seria morador do bairro Ideal. A perita Cristina foi ao local e realizou os trabalhos de praxe. A PM segue o rastreamento para prender os ladrões. 

PM prende quatro por roubo a caixa eletrônico

ARROMBADORES SERIAM MEMBROS DE QUADRILHA RESPONSÁVEL PELA MAIORIA DOS ASSALTOS A CAIXAS ELETRÔNICOS NA REGIÃO 

AKR 

Sérgio foi reconhecido como um dos autores do arrombamento ao caixa eletrônico na Secretaria de Saúde
IPATINGA – Em uma ação realizada às 22h50 desta segunda-feira (08), a PM de Ipatinga abordou na rua Goiânia, no bairro Caravelas, quatro pessoas em atitude suspeita. A abordagem de rotina virou a prisão de quatro supostos integrantes da gangue que arrombou um caixa eletrônico em Fabriciano, na madrugada do mesmo dia, confirmando-se que eles fariam parte da quadrilha de Fillipe Moreira Quirino, o ‘Felipinho Branco’, responsável pela maioria dos crimes deste tipo no Vale do Aço. Contudo, nada do dinheiro foi recuperado.

De acordo com relato de ocorrência, após abordar os quatro suspeitos a PM percebeu que o celular carregado por Deisilene Pereira do Carmo, 18 anos, de Santa Bárbara-MG, tinha foto de outras pessoas, além de uma agenda com contatos de vários médicos e outros profissionais de saúde. A PM então ligou para um dos contatos da agenda, que informou ser a esposa do dono do celular, revelando que o aparelho havia sido roubado na madrugada daquele mesmo dia, durante o arrombamento a um caixa eletrônico na Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano, na rua Rubi, bairro Bom Jesus.

Reconhecimento
AKR 

Deisilene estava com o aparelho celular de uma das vítimas
Um dos ladrões que participou do assalto no prédio da Secretaria de Saúde, na madrugada de segunda-feira, foi reconhecido: Sérgio Luiz Barbosa, de 18 anos, natural de Teixeira de Freitas, na Bahia. Em seguida, outros integrantes da quadrilha também foram identificados, já que portavam celulares roubados na ação criminosa. Os outros dois indivíduos presos foram Steferson Ricardo Moura Silva, de 18 anos, de Governador Valadares, e Juliana Felix Silva, 19, de Ipatinga.

Participação
Segundo a polícia, Sérgio confessou a sua participação no assalto e revelou que ele ficou responsável por vigiar as vítimas que foram feitas reféns durante os 40 minutos em que durou o ataque ao prédio com caixas eletrônicos. Ele também revelou que a quadrilha teria alugado um apartamento para se esconder da policia e preparar o arrombamento.

AKR 

Steferson e Juliana também foram presos pelo suposto envolvimento no crime
A PM foi até o apartamento e encontrou o carro escuro visto pelas testemunhas no arrombamento: o Corsa Sedan placa GQO–3977, que havia sido roubado no sábado (06). Foi apreendida também a moto CG Titan 150 EX placa OPI–2947. Dentro do apartamento não havia ninguém, sendo necessária intervenção do GATE para abrir o cadeado. No local foram encontrados documentos e roupas não só de Sérgio, mas de outros indivíduos.

No mesmo imóvel foi encontrado ainda um computador que tinha a foto de várias pessoas, entre elas Filipe Moreira Quirino, o ‘Filipinho Branco’, procurado pela polícia pelo envolvimento em vários arrombamentos a caixas eletrônicos em todo o Vale do Aço e que também estaria ligado ao último arrombamento de Coronel Fabriciano. Recentemente, ‘Filipinho Branco’ e sua gangue chegaram a ser cercados em um sítio na cidade de Santana do Paraíso, mas o líder da quadrilha conseguiu fugir.

Os quatro foram presos por furto qualificado a estabelecimento bancário e formação de quadrilha. Steferson já possuía três passagens na polícia, por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma.

Secretário anuncia milhares de empregos temporários

Duplicação da BR-381 terá investimento de R$ 4 bilhões e pavimentação da MG-760 outros R$ 134 milhões. Trabalhadores serão recrutados no Vale do Aço 

FOTO: LAIRTO MARTINS 

A ligação do Vale do Aço à Zona da Mata por meio da MG-760 também abre uma nova opção de acesso à capital mineira, passando por Ponte Nova e Ouro Preto
IPATINGA – O secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, que já foi diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), confirmou nesta terça-feira (09) que serão recrutados trabalhadores do Vale do Aço nas obras de pavimentação da MG-760, para as quais o governador Antonio Anastasia assina ordem de serviço no próximo dia 25, sendo aguardado na região, bem como para a duplicação da BR-381 Norte, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, cujo edital de obras foi confirmado. Serão R$ 134 milhões de investimento do Governo de Minas e outros R$ 4 bilhões do Governo Federal. 

“Considero um erro estratégico quando, no planejamento da região, a economia local se tornou dependente de commodities como aço e celulose, que são suscetíveis às variações do mercado internacional. Sabendo o momento difícil vivido pela siderurgia, acompanhamos com preocupação o arrefecimento econômico do Vale do Aço e, diante deste cenário, adquire importância ainda maior a criação de oportunidades de trabalho nas obras de pavimentação da MG-760 e duplicação da BR-381”, avaliou Alexandre.
Também lembrou o secretário que, ainda como diretor do DNIT, ele mesmo assegurou todas as condições técnicas e burocráticas para que a duplicação da rodovia federal dependa, agora, tão somente da vontade política da presidente Dilma Rousseff. “Acredito que ela vá cumprir o compromisso assumido em campanha, não só com os mineiros, mas com todos os brasileiros, em se tratando de uma rodovia troncal tão importante para o desenvolvimento do país e que tantas vidas tem ceifado. É fundamental que a sociedade continue atenta e mobilizada, cobrando celeridade e acompanhando a execução das obras”, sugeriu.

FOTO: LAIRTO MARTINS 

“É fundamental que a sociedade continue atenta e mobilizada, cobrando celeridade e acompanhando a execução das obras”, defende Alexandre Silveira
PROVALOR

Outra medida a ser anunciada nos próximos dias pelo Governo de Minas será o programa “Provalor”, do qual o Vale do aço será protótipo. A iniciativa tem por objetivo estudar em profundidade as cadeias produtivas locais, identificando a necessidade de fortalecimento e os entraves a serem superados. “Grandes indústrias, como Aperam, Cenibra e Usiminas, têm papel fundamental para Minas Gerais como um todo, mas precisamos diversificar essa matriz econômica gerando novas oportunidades. Na minha visão, a oportunidade de trabalho é a melhor política social, dando condição aos cidadãos de buscarem o sustento de suas famílias com dignidade”.

MG-760
Integrando o programa estadual “Caminhos de Minas”, a ligação do Vale do Aço à Zona da Mata por meio da MG-760 abre uma nova opção de acesso à capital mineira, passando por Ponte Nova e Ouro Preto. Mais do que isso, conforme observa Silveira, ela facilita o escoamento das matérias-primas produzidas no Leste mineiro através dos portos. São 56,8 quilômetros entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, até o entroncamento da BR-262 próximo a Rio Casca, passando por São José do Goiabal, o distrito de Baixa Verde, em Dionísio, e ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD). A obra será executada pela Tamasa Engenharia S.A, de Belo Horizonte, empresa vencedora da licitação. O valor é de R$ 86 milhões e 350 mil. O recurso já foi negociado com o BNDES e Banco do Brasil.
Há expectativa em relação ao contorno de Timóteo. São 21 quilômetros a partir de Cava Grande, passando pelos bairros Licuri, Macuco e Limoeiro. Próximo ao Sodalício Tio Questor será construída uma ponte-viaduto de aproximadamente 500 metros passando sobre a linha férrea e o rio Piracicaba. Lideranças locais avaliam que caso esta etapa fique para um segundo momento, o intenso tráfego de veículos pode comprometer a pavimentação histórica do Centro Sul e adjacências, além das redes de água e esgoto. 

Unileste abre inscrições para Informática Solidária

FABRICIANO - Estão abertas as inscrições para os interessados em compor as novas turmas do curso de Informática Básica do projeto de extensão universitária "Informática Solidária" (Infosol), do programa "Unileste Cidadã". O projeto tem como principal objetivo proporcionar a inclusão digital de jovens a partir dos 12 anos e adultos até 70 anos. O curso estende-se até o mês de novembro deste ano letivo, sendo os participantes preparados para o mercado de trabalho tecnológico. As aulas serão ministradas nos laboratórios de informática do Unileste, bloco A, no campus de Coronel Fabriciano. 

De acordo com o professor Francisco Reinaldo, coordenador do projeto, “ao final do curso os participantes terão adquirido habilidades e conhecimento em informática básica para desempenhar trabalhos que envolvam a tecnologia do computador com internet, hardware, editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações e computação em nuvens. Qualquer pessoa da comunidade pode se inscrever, desde que obedeça a faixa etária estabelecida”, explicou o docente.
 
Inscrições
Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário no sitehttp://snipr.com/infosol na opção "INFOSOL - Inscreva-se", e depois em "Seja um Aluno Ouvinte INFOSOL", ou também completando o formulário impresso no bloco U, 3º andar, campus de Coronel Fabriciano. O período de inscrição vai até dia 11 de abril, com previsão de início de aulas dia 15 de abril. Conforme informa o professor Reinaldo, “após a confirmação do instrutor para aquela turma, os alunos podem nos contatar por meio do telefone (31) 3846-5515. Para aqueles que se inscreverem pelo site, o contato será feito por e-mail”.
 
Informática Solidária
O projeto Infosol contribui no processo de democratização da informação a partir da disponibilização de alternativas de profissionalização e inserção no mercado de trabalho aos jovens de comunidades carentes. As aulas são ministradas em diferentes horários e dias da semana. Estima-se que mais de 3 mil alunos já tenham sido beneficiados pelo projeto desde a sua criação, em 2002. Outras informações sobre o programa e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-5515.
 
Unileste Cidadã
O programa “Unileste Cidadã” tem como meta desenvolver ações de extensão que favoreçam condições de mudança de comportamento e ofereçam às pessoas o poder de transformar e de modificar o contexto social onde vivem. Por meio dele são desenvolvidas ações educativas e reflexivas que buscam a consolidação do desenvolvimento e da dignidade humana, que devem promover a solidariedade, a aprendizagem e a inclusão social. O público alvo do programa é vasto, atendendo crianças, adolescentes e adultos.

Sanfoneiro lança carreira solo em Ipatinga

Débora Anício
Repórter




O multi-instrumentista Fabiano Santana faz show no Festival da Banana de Pedra Branca, neste sábado
IPATINGA – Criado numa família de músicos, Fabiano Santana, 26 anos, sempre teve o forró como influência. Natural de Timóteo, Fabiano cresceu em Ipatinga sempre envolvido com o universo musical. O intérprete e acordeonista passou os últimos sete anos no Rio de Janeiro, onde trabalhou como produtor e arranjador, além de integrar o “Trio Candieiro”, banda pela qual lançou dois CDs recheados de composições suas. Agora o bom filho está de volta a sua casa para lançar carreira solo, que será marcada pelo show no Festival da Banana de Pedra Branca, neste sábado (13). 

O multi-instrumentista, produtor, arranjador, intérprete e compositor se mudou para o Rio em 2005, para substituir um sanfoneiro no “Trio Candieiro”. “Um conhecido me convidou para tocar uma noite. A casa noturna estava lotada, com cerca de mil pessoas curtindo forró. Fiquei encantando e resolvi ficar por lá”, contou Fabiano. “Além de tocar e cantar na banda, também trabalhei em estúdios, produzindo álbuns de outros artistas”.

De volta a Ipatinga em 2012, por questões pessoais, Fabiano pretende fortalecer a cultura do forró no Vale do Aço. “A dança tem um apelo muito forte e as letras do forró não são vazias de sentido. Elas contam uma hitória, retratam uma cultura”, assegurou o sanfoneiro, que já iniciou a produção de seu disco solo. “O CD é uma produção independente e deverá ficar pronto antes das festas juninas, momento em que pretendo lançar este trabalho”. O álbum contará com participações de Fuba Itaperoá, Wallkiria Mendes, Dio Araújo, Trio Nordestino e Genaro do Acordeon, instrumentista que já gravou sete discos com Dominguinhos. 
Para o show deste sábado, no Festival da Banana de Pedra Branca, Fabiano promete um repertório de primeira. “Vou mesclar minhas músicas com clássicos de Dominguinhos e Luiz Gonzaga”, garantiu o sanfoneiro, se dizendo feliz pela opotunidade de tocar no evento. “Eu pedalava 17 km para ir ao festival quando era criança. Poder mostrar minha música naquele palco é uma realização”. 

Paixão pelo forró
A música ganhou mais espaço na vida de Fabiano aos 12 anos, quando ele começou a tocar violão na igreja. Aos 16 anos se juntou à banda do irmão, “Mania que Mexe”, onde foi designado a tocar sanfona. “Todos tocavam percussão, então percebemos que estava faltando algo, que era a sanfona. Como ninguém sabia tocar, me fizeram aprender o instrumento”, contou o artista, que teve aulas com o Seu Nequinha, paraibano que vive em Ipatinga. “Depois de quatro meses ele me liberou, dizendo que eu já tinha aprendido a tocar acordeon”. Hoje, além da sanfona e do violão, Fabiano também toca zabumba, triângulo, baixo, guitarra, percussão, entre outros instrumentos. 

De acordo com o sanfoneiro, o período em que viveu no Rio foi muito positivo para sua vida pessoal e profissional. “Lá eu tive a oportunidade de trabalhar em grandes estúdios e conviver com artistas como Zé Ramos e Gavião. Também fiz participações em novelas globais como Paraíso, Tempos Modernos e Duas Caras, sempre com minha sanfona nas mãos”, lembrou. “Mas o melhor de tudo foi conhecer minha mulher”. 
Além de focar na carreira solo, Fabiano Santana também mantém um projeto paralelo com o “Calango Trio”, grupo timotense de forró. “Gostaria de agradecer a todos que me apoiam nesse novo projeto, como o vereador Ley do Trânsito, a produtora Faro Musical e o Forró do Boi, evento promovido pela minha família há dois anos no bairro Forquilha”. 

Feliz com a nova etapa de sua carreira, o sanfoneiro diz que o forró é um dos estilos mais queridos pelos jovens. “As músicas contam a cultura de um povo. A dança aproxima as pessoas, é coração com coração. Foi minha família que me passou essa paixão, eu conheci minha mulher e tive meu filho por meio da música. Eu devo minha vida ao forró”. 

Shows
Depois do show no Festival da Banana, Fabiano Santana volta a se apresentar no Rio de Janeiro nos dias 17 e 19 de abril. Em julho o sanfoneiro participa do Festival Nacional de Forró de Itaúnas, no Espírito Santo. Quem quiser contratar um show do sanfoneiro pode entrar contato pelos endereços www.fabianosantana.art.br, fabianosanfoneiro@hotmail.com, Fabiano Sanfoneiro no Facebook ou pelo telefone (31) 8803-9630. 

Fabriciano terá delegacia de mulheres




A Delegacia de Mulheres de Fabriciano será instalada no mesmo prédio onde funciona a Delegacia de Trânsito, na Av. Albert Scharlet
CORONEL FABRICIANO – O prédio onde será implantada a nova Delegacia de Mulheres de Coronel Fabriciano recebeu na manhã dessa segunda-feira (8) a visita de uma comitiva formada pela prefeita Rosângela Mendes (PT), o vereador Xingozinho (PP), a Secretária Municipal de Assistência Social, Júlia Restori; o delegado Regional de Polícia Civil, Gilberto Simão, e a nova delegada de Mulheres do município, Tereza Júlia do Nascimento. O grupo foi recepcionado pelo titular da 8ª Delegacia de Polícia, Amauri Albuquerque, que apresentou a estrutura do local. 
A Delegacia de Mulheres será instalada no mesmo prédio onde atualmente funciona a Delegacia de Trânsito, localizado à Avenida Albert Scharlet, nº 213, no Centro. “A prefeitura dará o apoio logístico. Temos que reformar a estrutura que, no momento, não apresenta condições adequadas. Estamos assumindo esse compromisso. A comunidade entende e sabe dessa necessidade. Não é algo que vai onerar grandemente o município. Precisamos desse tipo de medida, já que o nosso índice de violência aumenta cada vez mais”, frisou a prefeita Rosângela Mendes.
Xingozinho enfatizou que a implantação da Delegacia de Mulheres em Coronel Fabriciano representa a realização de um sonho, não apenas do poder público municipal, mas de toda a população. “Queremos que essa delegacia venha para Coronel Fabriciano com todo o aparato necessário para dar atendimento digno às mulheres do município, com psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais”, observou o vereador.  
Segundo Gilberto Simão, a demanda da Delegacia de Mulheres já foi encaminhada à Superintendência Regional de Polícia. “A nossa expectativa é que a repartição esteja funcionando o mais rápido possível”, pontuou o delegado Regional.

Requerimento
Será votado nesta terça-feira (09), em Reunião Ordinária da Câmara Municipal, o Requerimento nº 91/2013, de autoria de Xingozinho, que solicita do Chefe de Polícia Civil do Estado, Cylton Brandão da Matta, a publicação no Diário Oficial de resolução para a criação da Delegacia. 

A delegada
Mineira de Teófilo Otoni, Tereza Júlia do Nascimento trabalhou por seis anos no Fórum de Ipatinga. Em seguida, atuou na Procuradoria de Fabriciano. “Acabei de conhecer as instalações do prédio onde funcionará a Delegacia de Mulheres do município. O local realmente precisa de muitas mudanças. Porém, tenho certeza de que conseguiremos, em pouco tempo, uma melhor estrutura”, afirmou a delegada, que realizou estágio na Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte e atualmente trabalha em Ipatinga.


Município receberá mais um delegado 

De acordo com o delegado Regional de Polícia Civil, Gilberto Simão, a Comarca de Coronel Fabriciano receberá brevemente mais um delegado de PC. “Já houve a designação do Dr. Jorge Luiz Cândido Caldeira, que atuou nos últimos anos como delegado em Almenara. Estamos aguardando o comparecimento dele para então dividirmos as funções entre os nossos delegados. Aliás, podemos dizer que Coronel Fabriciano está bem estabelecida em matéria de delegados. Nos resta agora o remanejamento dos escrivães e investigadores para a composição de todo o quadro dessa Comarca”, informou.
No dia 19 passado, uma comitiva de vereadores entregou ofício ao Chefe Adjunto do DPC, delegado Alexsander Esteves Palmeiras, no 12º Departamento de Polícia Civil, em Ipatinga, que solicitava maior número de delegados para a cidade, principalmente em função do elevado índice de homicídios. 

Conselho Tutelar fabricianense divulga contatato

FABRICIANO – O Conselho Tutelar de Coronel Fabriciano está como um novo celular para atendimento de plantão. Quem necessitar dos serviços do órgão após às 18h, de segunda a sexta-feira, ou aos finais de semana e feriados, deve ligar para (31) 8451-9041. Durante o expediente normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, a solicitação dever ser feita pelo telefone (31) 3846-7735. O órgão funciona no 2º andar do Terminal Rodoviário, no Centro. 

O trabalho do Conselho Tutelar é assegurar os direitos das crianças e adolescentes conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Quando há casos em que os pais estão envolvidos com álcool e/ou drogas, por exemplo, acionamos os órgãos competentes, como o Serviço de Referência em Álcool e Drogas (Serad) do município”, explica a conselheira Vilma Ferreira. 

Atualmente, o Conselho Tutelar conta com uma equipe formada por cinco profissionais. Mensalmente, são realizados uma média de 1.500 atendimento, sendo 70% de denúncias anônimas. “Entre os atendimentos mais frequentes estão casos de abuso sexual, indisciplina escolar, bullying, brigas escolares (fora da escola), agressões com violência física e ameaças”, detalha Vilma Ferreira. 

Serviço
Conselho Tutelar de Coronel Fabriciano
2º Andar do Terminal Rodoviário (Centro) 
Contatos: (31) 3846-7735 / (31) 8451-9041 (Plantão) 
E-mail: conselhotutelar@fabriciano.mg.gov.br

Curso orienta sobre Abordagem Intensiva ao Fumante

FABRICIANO - O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) sedia esta semana capacitações na área da saúde promovidas pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), abriga o curso de Capacitação de Controle do Tabagismo, do Programa Saúde da Família (PSF), intitulado “Abordagem Intensiva ao Fumante na Rede SUS”, da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. O treinamento é dedicado aos médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos que atuam no programa de Tratamento aos Fumantes oferecido pelas Unidades de Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 
O treinamento será oferecido aos profissionais dos 35 municípios sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. O curso tem início às 8h30, no Auditório José Vicente Justino, campus universitário de Coronel Fabriciano.  
Já na sexta (12) é a vez dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano receberem uma capacitação sobre acolhimento dos pacientes nos serviços de saúde. A atividade é destinada aos técnicos de enfermagem, auxiliares de consultório odontológico e auxiliares administrativos da rede de saúde do município. O treinamento começa às 13h, no Auditório Padres do Trabalho, no campus universitário de Coronel Fabriciano.
Em ambos os casos, o foco é promover a capacitação dos profissionais da saúde que atuam nos serviços municipais.  Para Marcilene Moreira Souza, gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Coronel Fabriciano, a função dos treinamentos é provocar uma reflexão sobre o acolhimento que vem sendo praticado de modo a multiplicar as práticas de sucesso já realizadas. “É importante estimular os profissionais no exercício de uma escuta atenta aos pacientes, considerando a singularidade de cada usuário de modo a facilitar seu acesso aos serviços ofertados”, explica. “Abrigar eventos de aperfeiçoamento que promovam direta ou indiretamente o bem estar da comunidade é sempre uma honra para a instituição”, comenta Ana Lúcia Rezende, assessora de eventos do Unileste. 

Serviço
Capacitação de Controle do Tabagismo da Superintendência Regional de Saúde 
Local: Auditório José Vicente Justino 
Data: 10 e 11 de abril
Hora: 8h30
Aberto ao público 
Outras informações: (31)- 3846- 7745

Capacitação sobre Acolhimento ao Usuário da Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano
Local: Auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano
Data: 12 de abril (sexta-feira)
Hora: 13h
Público-alvo: Técnicos de enfermagem, auxiliares de consultório odontológico e auxiliares administrativos.

EFVM faz manutenção de viadutos em Fabriciano

 A Estrada de Ferro Vitória a Minas decidiu fazer manutenção preventiva em dois viadutos ferroviários em cidades do Vale do Aço, esta semana. Os trabalhos têm o objetivo de garantir a segurança das operações ferroviárias no trecho.
Em Coronel Fabriciano, a manutenção aconteceu nesta madrugada no viaduto ferroviário sobre a avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Mangueiras. Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, foi necessário paralisar o fluxo no trecho da avenida nas proximidades do viaduto, entre 0h e 2h30.  
Em Ipatinga, as atividades acontecem no viaduto sobre a avenida Fernando de Noronha, no bairro Horto, na madrugada da próxima quinta-feira (11). O fluxo de veículos será interrompido nos acessos ao bairro Amaro Lanari, à BR-381 e avenida Fernando de Noronha, entre 1h e 2h30. A Vale solicita que a comunidade evite o acesso à via durante o horário de manutenção, planejando com antecedência seus deslocamentos. 

Ocorrências de abuso sexual contra crianças são alarmantes


Conselho Tutelar pede atenção a indícios geralmente transmitidos por crianças
 vítimas de abuso

Wôlmer Ezequiel
criança
Mudança de comportamento da criança é um dos indícios de abuso
FABRICIANO – Campanhas educativas em
 todo o país chamam a atenção contra a
exploração sexual de crianças e adolescentes.
Um dos maiores problemas é que, na maioria
das vezes, o abusador está dentro da família.
Segundo especialistas, é dentro das residências
que o combate pode se tornar  mais eficaz. Em
Coronel Fabriciano, o Conselho Tutelar alerta
para os principais indícios a serem notados em
casos de abuso. Nesta semana, em Coronel
Fabriciano, mais um recente caso reforça o
alerta para as famílias.O pai de família A.A.M.
é suspeito de violentar a própria filha há cerca
de cinco anos. O caso veio à tona depois que a adolescente,de 14 anos, resolveu relatar o crime
 a uma tia. Embora a situação cause dor e revolta entre familiares e comunidade, o caso é mais um
na crescente estatística de vítimas de abuso sexual, dentro da própria casa.A conselheira tutelar
Vilma Ferreira Garcia conta que os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são
frequentes no município. Conforme levantamentos, 10% dos abusadores são os próprios pais e os
outros 90% geralmente padrastos, tios, avós, primos, amigos e vizinhos. E, em raras situações, a
mãe. Para a conselheira, a primeira forma de combater o crime é com a observação e vigilância
constante da família. “Embora a figura da mãe também esteja envolvida, em raros casos, ela é
geralmente o membro mais confiável para fazer essa observação”, considera Vilma Ferreira.

Descoberta
O comportamento é uma das principais mudanças que afetam a criança abusada, conforme a
conselheira. “A criança geralmente se torna mais agressiva e mais retraída. A perda de notas
na escola, como ela se porta perto do abusador, surgimento de machucados ou dores no corpo,
tudo deve ser observado pela mãe”, alerta.


E foi a agressividade um dos pontos notados pelo avô da adolescente abusada em Fabriciano.
“A menina andava muito deprimida, não tinha mais aquela tolerância até de conversar com a
gente, vivia muito nervosa, até resolver se abrir com a tia e com o pastor da igreja. E foi aí que
nós descobrimos e foi onde eu me revoltei”, contou.

Denúncia
O primeiro sentimento registrado pela família é de revolta, um desejo de fazer justiça com
atitudes próprias. “Minha vida acabou. É um sentimento muito revoltante saber que um pai
pode fazer isso com a filha, mas quando o avô fica sabendo ele tem que tomar providência”,
relatou o avô da garota. A denúncia da família foi importante para o trabalho do Conselho
Tutelar, junto à Justiça da Infância e Juventude. “Graças a Deus, a juíza nos atendeu e na
hora certa, resolveu o problema. Agora ele está preso e vamos deixar a justiça trabalhar”,
declara o avô, aliviado.


Casos denunciados são investigados e depois
encaminhados à polícia
O Conselho Tutelar lembra que o ato sexual contra a criança ou adolescente não precisa ser
consumado para ser considerado crime. As denúncias podem ser feitas pelo “Dique 100” de
qualquer parte do Brasil ou pelo telefone do Conselho, em Fabriciano: 3846-7735. A conselheira
tutelar Vilma Ferreira explica que todas as denúncias são verificadas por meio de visitas ou
notificações enviadas às famílias, para comparecerem à sede do Conselho.
“Caso a suspeita seja confirmada o caso é encaminhado a Delegacia, com pedido de exame
de corpo de delito e o relatório da delegacia encaminhado a Promotoria e a Justiça da Infância
e Juventude”, detalhou. A partir de então, os casos são de responsabilidade da Justiça e as
vítimas são atendidas por programas sociais do município, com acompanhamento de psicólogos
e assistentes sociais. O Conselho Tutelar só voltará atuar, caso receba novas denúncias da família. 


Repórter : Silvia Miranda
Fonte: Diário do Aço

Unileste contrata programador

Para se candidatar é necessário possuir curso técnico na área de Informática


FABRICIANO - O setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (SDP) do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), torna pública a abertura de processo seletivo para o cargo de programador júnior. As inscrições deverão ser feitas até o dia 13 de abril, por meio do site www.unilestemg.br, com o cadastro do currículo na vaga pretendida, no link "Trabalhe Conosco". Os candidatos deverão obrigatoriamente encaminhar por e-mail uma cópia do currículo atualizado para: recrutamento@unilestemg.br, especificando no assunto: Processo Seletivo: PROGRAMADOR JR.
Para concorrer a uma das três vagas existentes, é necessário possuir curso técnico na área de Informática. É indispensável ter conhecimento avançado em SQL, principalmente para banco de dados SQL Server. Além disso, é desejável ter curso superior (completo ou em andamento) na área de Informática e conhecimento em C# (Net). A jornada de trabalho será cumprida, de acordo com a legislação vigente e as normas internas do Unileste, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, perfazendo uma carga horária de 44 horas semanais.
O processo seletivo consta de quatro etapas, incluindo a comprovação do conhecimento técnico por meio de prova teórica. Segundo a psicóloga Joicy Alves, responsável pelo departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, habilidades como atendimento ao usuário, facilidade de comunicação, trabalho em equipe, proatividade e iniciativa, bem como responsabilidade, organização e seriedade serão relevantes à classificação do candidato.

"Os currículos podem ser cadastrados no banco de talentos do Unileste durante todo o ano. Os interessados em integrar o quadro de colaboradores do Centro Universitário podem se inscrever em qualquer período, por meio do endereço eletrônico www.unilestemg.br/trabalheconosco. Os currículos cadastrados podem ser utilizados nos processos seletivos em aberto ou em futuras contratações", finalizou a psicóloga.

Promotores do Vale do Aço se unem contra PEC da Impunidade

Protesto em Ipatinga pretende orientar população sobre os efeitos da nova lei

Arquivo DA

Walter freitas

Promotor Walter Freitas afirma que manifesto será feito para orientar população


IPATINGA - O Ministério Público de Minas

Gerais (MPMG) 
realiza, nesta terça-feira (9),

em todo o Estado, atos públicos 
contra a 

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 37.

No Vale do Aço a manifestação dos promotores

de Justiça 
será realizada a partir das 13h, no

Salão do Júri do Fórum 
de Ipatinga, com a 

presença de promotores de todas as 
comarcas 

da região.

A PEC 37, que vem sendo chamada como 

“PEC da Impunidade”, 
está em tramitação no

Congresso Nacional, com a proposta 
de retirar

o poder de investigação criminal do Ministério

Público 
e de outros órgãos, entre eles o Tribunal 

de Contas, Receita 
Federal e o Banco Central, 

transformando a investigação de 
crimes

atribuição exclusiva das Polícias Civil e Federal.

De acordo com o Ministério Público de 

Minas Gerais (MPMG), 
além de impedir a atuação de instituições fundamentais para 
o combate à

corrupção e outros crimes graves no país, 
ela pode levar à anulação de inúmeros processos e 

condenações 
que tiveram origem em investigações realizadas por essas 
instituições.

Promotor público em Ipatinga, Walter Freitas explica que, no período de 8 a 12 de abril serão

realizados atos públicos 
em todos os Estados. As mobilizações ocorrerão nas comarcas do

interior entre 8 e 11 deste mês e, no dia 12, 
nas capitais brasileiras. “As manifestações visam 

prestar informações à sociedade sobre a proposta e todos os 
efeitos de sua aprovação, 

no que concerne ao combate à criminalidade, à corrupção e à impunidade no Brasil”, 
explicou.

No próximo dia 24, está prevista uma ampla mobilização nacional contra a impunidade, 

marcada para ocorrer em 
Brasília. Walter Freitas reafirma que a PEC não tira só as atribuições

de investigação do MP, mas também de 
outras autoridades e órgãos como a Receita Federal.



Arquivo DA

I075297.jpg

Promotora Luz Maria lembra como o MP tem atuado no combate a políticos corruptos

 Adesão


Em Timóteo, a promotora Luz Maria Romanelli confirma 





participação dos promotores da comarca no manifesto desta




 terça-feira, ressaltando que o MP luta para resguardar os




 interesses do próprio cidadão. “Isso estaria cerceando o 




poder de investigação criminal do Promotor de Justiça que,




 muitas vezes, ajuda no combate à improbidade administrativa




 de políticos e de outras ações criminosas no Brasil”, detalha.


Luz Maria afirma que o MP não tem a intenção de assumir toda e qualquer investigação,

mas aquelas nas quais 
está apto a atuar, complementando o trabalho da Justiça e da polícia.

Campanha virtual reúne assinaturas contra PEC



Além das manifestações do Ministério Público em todo o Brasil, uma ampla campanha via

internet, nas rede sociais.
vem ganhando força contra a aprovação do projeto. Em dezembro do ano passado, o Ministério

Público 
de São Paulo lançou abaixo-assinado eletrônico de repúdio à aprovação da Proposta

de Emenda Constitucional 
nº 37 (PEC 37). O abaixo-assinado pode ser acessado pelo endereço: