quinta-feira, 28 de março de 2013

Canoa indígena é encontrada em Coronel Fabriciano

Objeto arqueológico localizado no rio Piracicaba ficará exposto para a população



Polliane Torres
CAnoa fabri2
A embarcação foi encontrada no bairro Dom Helvécio, conhecido também como Prainha
FABRICIANO -  Após a cheia do rio Piracicaba no fim de 2009, os moradores ribeirinhos do bairro Dom Helvécio, a antiga Prainha, encontraram uma enorme canoa com características de construção indígena. Trata-se de uma embarcação artesanal, esculpida em um tronco de árvore com 12,3 metros de comprimento, 80 centímetros de largura e 50 centímetros de altura. No fim de agosto de 2012 ela foi vendida para um morador de uma cidade vizinha. Agora, um grupo de empresários de Fabriciano adquiriu a canoa novamente para ser entregue ao município.
Pela lei, o município não poderia comprar o equipamento de volta, conforme explicou o gerente da secretaria de Esporte, Educação e Cultura, Amir José de Melo. “A situação foi avaliada pelo Conselho Municipal de Patrimônio, que determinou a necessidade de informar o caso ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por se tratar de um bem aparentemente arqueológico, a canoa pertence à União, mas a administração formou junto ao órgão o interesse de manter a canoa no município”, detalhou Amir de Melo.
Segundo o gerente, o Iphan defende a permanência do objetivo em seu local de origem. O Ministério Público Estadual do Patrimônio foi acionado para acompanhar o caso. E por se tratar de uma embarcação localizada em águas brasileiras, a Marinha também foi comunicada sobre o fato. No momento, o município aguarda um parecer da Justiça. “Enquanto aguardamos a solução fomos surpreendidos pela iniciativa de empresários da cidade que fizeram um acordo com o comprador e entregaram a canoa ao município, já que pela lei o município não poderia fazer a compra”, salientou o gerente.
História
Em breve, Fabriciano receberá uma visita técnica de um arqueólogo e técnicos a pedido do Iphan. A equipe fará um estudo do objeto, como a sua origem e características, antes de ser entregue ao município. Enquanto não há dados concretos estima-se que a canoa seja dos primórdios da região. “Desde o início da nossa história, havia muitos canoeiros por aqui. Eles tinham um importante papel de distribuir produtos, como o sal, que vinha de longe por meio dos rios Doce e Piracicaba. Os canoeiros entregavam o sal aos tropeiros que faziam a distribuição na região pelas trilhas até Ferros”, supõe Amir José de Melo.

Polliane Torres
I075105.jpg
A canoa possui 12,3 metros de comprimento, 80 centímetros de largura e 50 centímetros de altura

Proteção
No momento a canoa está guardada no galpão da madeireira Cremac, no distrito de Melo Viana. Mas é por pouco tempo. Amir de Melo afirma que em breve a embarcação deve ser levada para o terminal rodoviário, no Centro, para exposição. O galpão da Cremac foi cedido pelo proprietário da madeireira, Romeu Ribeiro, que integra o grupo de aproximadamente 20 empresários responsáveis pela aquisição e doação. “Como a prefeitura não tinha condições legais para fazer a compra resolvemos nos unir e reaver a canoa. Trata-se de um bem importante pra a memória do município, que deve ser exposto para a população”, declarou Romeu Ribeiro.
O empresário acredita que a canoa veio trazida a partir da ponte de Sá Carvalho. “Acho que ela deve ter virado na enchente de 1979 e só agora foi encontrada. A madeira na qual ela foi entalhada deve ser Jequitibá ou Vinhático”, cita. A canoa está em bom estado de conservação e demonstra muita robustez e grandiosidade. Uma antiguidade que pode resgatar parte das raízes históricas da região. 

Outra canoa
No momento há notícia de que uma segunda canoa, um pouco menor, e com as mesmas características encontrada no fim de setembro de 2013 estaria com outro morador de uma cidade vizinha. Amir José de Melo disse que a pessoa já foi notificada por meio de ofício para comparecer ao departamento. “Esclarecemos que não temos intenção de penalizar essas pessoas, que muitas vezes fizeram a venda por não ter conhecimento da lei. Queremos fazer um acordo para manter o bem no município”, comentou.



Cratera está “engolindo” rua no Nova Esperança


Lairto Martins 

Automóveis, caminhões e até mesmo ônibus estão impedidos de trafegar pela rua Seis, no bairro Nova Esperança, onde a enorme cratera que se formou há várias semanas cresce cada vez mais. Sem alternativa, os moradores são obrigados a caminharem vários quarteirões, morro acima, para esperar condução quando necessário. Muitas crianças passam as tardes brincando próximas do enorme buraco, correndo o risco de também serem levadas em caso de desabamento. “É preocupante ver essa cratera crescendo a cada dia. Já faz muito tempo que a situação só piora e não aparece ninguém para resolver o problema”, queixou-se o metalúrgico Rogério Vieira.


Cantora timotense tenta a sorte no The Voice Brasil


Arquivo pessoal 

Vídeo de inscrição de Nívea Paula já tem mais de cinco mil views no YouTube
No início desta semana começou a circular no Facebook o vídeo de inscrição da cantora timotense Nívea Paula à segunda temporada do The Voice Brasil, programa da Rede Globo que busca encontrar um novo talento da música brasileira. O vídeo postado há um mês no YouTube já foi visualizado por mais de cinco mil pessoas e conquistou o público da internet, já que possui centenas de avaliações positivas e comentários elogiosos à performance da mineira. 

Durante os cinco minutos do vídeo, a cantora de 22 anos fala que sua paixão pela música vem desde cedo, já que seus pais, tios e avós eram músicos. No material, Nívea interpreta as canções “Vapor Barato”, famosa na voz de Gal Costa, e “As Rosas Não Falam” de Cartola.

Compartilhado na web pelos amigos da cantora, Nívea acredita que essa é uma boa forma de divulgar seu trabalho. “Estou circulando o vídeo na internet para promover meu trabalho, e também para que ele chegue aos fãs do The Voice”, explicou ela, que pensa além do programa global. “Mesmo que eu não consiga entrar no programa, a divulgação desse material é importante para que as pessoas conheçam o meu trabalho. Se o vídeo se transformar num viral da internet eu posso construir meu público independente do The Voice Brasil”. 
Essa não é a primeira vez que a cantora de Timóteo tenta a sorte em um programa de calouros. “Já me inscrevi no Ídolos da Record, em 2009. E também tentei entrar no primeiroThe Voice”, contou Nívea Paula, que aguarda ansiosa o resultado do programa global.

Ator timotense participa de novela global



Divulgação 

Ronaldo Lampi ao lado de Paolla Oliveira, protagonista da nova trama das nove
Ronaldo Lampi, músico e ator de Timóteo, poderá ser visto nas telinhas em maio, numa participação na próxima novela das nove da Rede Globo, “Em Nome do Pai”. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama substituta de “Salve Jorge” já está em fase de produção. A novela vai mostrar a disputa ferrenha entre dois irmãos pelo poder dentro do hospital fundado pelo pai. Nesse embate, o drama de uma morte provocada por um erro médico será o fio condutor da história. O folhetim vai abordar também a adoção de crianças por casais homossexuais.

Ronaldo Lampi está em dois capítulos da trama, onde atua ao lado do renomado ator Luis Mello e da atriz Simone Debet. No elenco estão atores consagrados como Paolla Oliveira, Antonio Fagundes, Malvino Salvador, Susana Vieira, Vera Holtz, Rosamaria Murtinho, Juliano Cazarré e Carolina Kasting.

Quadrilha fazia tráfico pesado na ‘Prainha’ - Fabriciano


AKR

Junio Mendes da Silva, Gilson Mendes da Silva, Jenner Mendes Silva, Leandro de Oliveira Castro e Claudiano de Castro foram presos na tarde de terça-feira
FABRICIANO - Foi realizada na terça-feira (26) a “Operação Litoral”, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e Militar de Fabriciano contra o tráfico de drogas na região conhecida como Prainha. A poucos metros da Praça da Estação o crack era comercializado a céu aberto, próximo de crianças. O Serviço de Inteligência da 178ª Cia. observou a ação dos traficantes por uma semana, e então executou mandados de busca e apreensão, prendendo cinco pessoas.

A primeira ação da polícia aconteceu por volta das 14h15, na rua José Rodrigues. Após denúncias anônimas e intenso monitoramento, descobriu-se que o tráfico era feito por três irmãos: Junio Mendes da Silva, de 32 anos, apelidado de ‘Baguari’; Gilson Mendes da Silva, 25 anos e conhecido como ‘Sem Cor’, além de Jenner Mendes Silva, 26 anos, vulgo ‘Gugu’.
A polícia descobriu que a droga era guardada nas margens do rio Piracicaba e que a comercialização era feita em um beco, na rua José Rodrigues. Primeiro, o usuário fazia contato no beco. Depois um dos três irmãos descia ao rio para buscar a droga, que estava enterrada, e trazia a quantidade pedida, fazendo a venda. Os três irmãos foram presos em flagrante. Jenner possuía passagem por tráfico de drogas e Gilson Mendes por furto e outros crimes. Já Júnio Mendes tinha um mandado de prisão em aberto devido ao não pagamento de pensão alimentícia. Na operação, Ronaldo Aparecido Andrade, de 36 anos, outro que tinha um mandado de prisão em aberto, também foi preso.

Líderes
Às 16h, a polícia chegou aos dois que são considerados os líderes do tráfico na Prainha, os irmãos Leandro de Oliveira Castro, de 26 anos, e Claudiano de Castro, 28. Eles comercializavam os entorpecentes escondendo-os em locais alternados, visando dificultar as ações policiais. O comércio era sempre feito na rua, na presença de crianças, a alguns metros da Praça da Estação, a principal praça da cidade.
Quando a PM chegou à residência dos irmãos, também na rua José Rodrigues, se deparou com Leandro desembarcando do veículo Honda Fit, de cor prata, placa EBH–5156. Durante a abordagem, foram encontrados dentro do veículo um revólver calibre 38, munições e cocaína, escondidos dentro do painel.
Em outro veículo, o Golf também na cor prata placa LNO–3670, pertencente a Claudiano, foi encontrado outro revólver 38, municiado com cinco cartuchos intactos. No lote onde o carro estava foram apreendidos munições e outros itens.
A busca se estendeu à casa de Leandro, que fica no mesmo lote, onde também foram encontradas armas e munições.

Saldo
AKR

Foram apreendidas 86 pedras de crack, cocaína, armas e vários outros produtos
Ao todo, a “Operação Litoral” apreendeu três revólveres calibre 38, 61 munições calibre 38, 13 munições calibre 36, um cordão dourado com pingente em forma de C, pertencente a Claudiano, nove celulares, duas câmeras, 86 pedras de crack, nove papelotes de cocaína, uma balança de precisão, um frasco de pólvora, 23 vidros de acetona, dez pacotes e 20 maços de cigarro, um notebook, uma TV 40 polegadas, R$ 1.212 em notas, R$ 6.800 em cheques e R$ 100 em moedas, além de uma sacola com embalagens de chup-chup, usadas para embalar o crack. Foram apreendidos também os dois carros, além da moto Yamaha Factor placa HLS–3183 e a Honda 250 Tornado, placa MOX–8567.
AKR

Foram apreendidas 86 pedras de crack, cocaína, armas e vários outros produtos

AKR

Foram apreendidas 86 pedras de crack, cocaína, armas e vários outros produtos
 
 



Acidente grave interdita BR-381 em João Monlevade

Pelo menos dez pessoas morreram no estado neste primeiro dia de feriado.

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente, na tarde desta quinta-feira (28), em João Monlevade, na região Central de Minas.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um veículo seguia no sentido BH/ Vitória, quando perdeu o controle da direção em uma curva, no km 351, e capotou. O motorista do Prisma teve apenas ferimentos leves.
Enquanto os militares trabalhavam no resgate, um Classic, que seguia no mesmo sentido, não percebeu o bloqueio na pista e, para não atropelar os socorristas, jogou o veículo para a contramão, batendo de frente com um caminhão. Todas as vítimas foram levadas para hospitais em João Monlevade.
Conforme a PRF, a pista já foi totalmente liberada, mas o trânsito ainda é lento no trecho.

Fonte:O tempo

Guinness seleciona profissional para passar seis meses bebendo cerveja

Divisão de Portugal da cervejaria oferece salário de até R$ 3.750. 

Candidato deve ter mais de 19 anos e ser recomendado por amigos.

( Hummmm, não deve ser ruim trabalhar para esta empresa não).

A divisão de Portugal da empresa de cervejas Guinness abriu uma vaga para contratar um "profissional da cerveja". No anúncio colocado na página da empresa no Facebook estão os requisitos para a vaga: "beber cerveja de forma responsável, visitar bares, aprender a história e os rituais da Guinness numa viagem à Irlanda e relatar a experiência nas redes sociais são os requisitos necessários para a candidatura". O salário mensal vai de 1.250 euros (R$ 3.125) a 1.500 euros (R$ 3.750).
Anúncio da vaga da Guiness no Facebook (Foto: Divulgação/Guiness)Anúncio da vaga da Guinness no Facebook
(Foto: Divulgação/Guinness Portugal)
Para participar do processo seletivo os candidatos deverão ter mais de 19 anos, disponibilidade para viajar e encarar "um ano de experiência em beber cerveja". O contrato é de seis meses e inclui horário flexível e celular ilimitado.
As inscrições estão abertas até 28 de abril na página do Facebook. Os candidatos deverão ser recomendados por amigos, que vão tentar convencer os selecionadores de que aquela pessoa deve ser o funcionário ideal.

Fonte: G1/Globo

Caso Rodrigo Neto chega a 20 dias sem respostas

Carta anônima, entregue à redação da TV Leste, aponta nomes de dois suspeitos de envolvimento na execução de repórter.


Viatura da DHPP
Equipe da DHPP passou a tarde de domingo na Delegacia Regional da PC, em Ipatinga
IPATINGA – Há exatos 20 dias, dois homens em uma motocicleta executavam a tiros o repórter Rodrigo Neto. Apesar do anunciado esforço pela chefia da Polícia Civil mineira, que classificou o caso como prioridade absoluta, ainda não há uma resposta conclusiva sobre os autores do assassinato.
Na busca do que comparou à montagem de um quebra-cabeça com milhares de peças, o delegado Emerson Morais, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Belo Horizonte, permanece em Ipatinga coordenando uma equipe de investigadores.
Um número ainda não revelado de pessoas prestou depoimentos. Em pleno domingo (24) foram tomados depoimentos na sede da Delegacia Regional da Polícia Civil, em Ipatinga. A chefia da PC decidiu estabelecer silêncio absoluto em torno das investigações.
Nesta semana, uma carta anônima entregue na sede da TV Leste, no bairro Horto, em Ipatinga, aponta os nomes de dois suspeitos de envolvimento na execução do repórter.
Segundo a notícia levada ao ar pela emissora afiliada da Rede Record, um dos suspeitos é morador do bairro Amaro Lanari, mas está foragido. A carta, manuscrita, afirma que os dois suspeitos mataram o radialista a mando de uma cúpula criminosa que age no Vale do Aço.
A denúncia também afirma que ambos os suspeitos praticam tráfico de drogas e assaltos em uma cidade próxima ao Vale do Aço. Os nomes e as imagens da carta não podem ser divulgados porque o caso ainda está sob investigação e a autenticidade das informações precisa ser confirmada.


Dengue, Timóteo tem focos em 6,2% das moradias


O local com maior índice de infestação, segundo o LIRAa, é a  ocupação existente no bairro Limoeiro


TIMÓTEO – O município divulgou ontem o novo Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) feito na última semana em todos os bairros do município. O índice apontou infestação de focos do mosquito da dengue em 6,2% das residências na média do levantamento feitos pela Secretaria Municipal de Saúde. O índice aponta um crescimento de duas vezes maior em relação ao último LIRAa, que era de 3%; e seis vezes o valor tido como aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Ricardo Martins Araújo, o valor do LIRAa subiu em mais de 100% devido ao aumento da chuva registrada nos últimos dias. "Em janeiro, tivemos uma estiagem maior que a esperada. Por isso o índice de janeiro não foi maior. Esse alto valor encontrado quer dizer que os ovos do mosquito da dengue já existiam e começaram a eclodir agora com as últimas chuvas", explicou Ricardo, observando o que o pico de focos e casos de dengue ocorre normalmente no mês de março.
O local com maior índice de infestação, segundo o LIRAa, é a ocupação existente no bairro Limoeiro, com 75% de presença de focos nas moradias.  Conforme o levantamento, três em cada quatro casas têm focos da dengue, fato que ocorre porque quase não há caixas d'água com tampas e há muito material que acumula a água espalhada pelo local.
Outros locais com alto índice de focos são os bairros Bandeirantes, com 36,3%; Timotinho, com 22%; Santa Maria, com 21,4%; Vila dos Técnicos, com 18,8%; São José, com 16,1%; Cruzeirinho, com 14,2%; Santa Cecília, com 13,3%; e Novo Horizonte, com 12,5%.
Embora o registro de focos do mosquito tenha dobrado de janeiro para março, o número de casos de dengue notificados pelo município vem caindo sistematicamente nas últimas semanas, de acordo com a Secretaria de Saúde. Em 2013, Timóteo já registrou mais de 5.400 casos, porém a média de notificações semanais caiu para menos de 200 casos. "É um sinal de que os trabalhos estão sendo bem feitos", ressaltou o secretário.

Governo planeja o Vale do Aço com visão até 2030

Agência da Região Metropolitana integra políticas públicas e potencializa investimentos privados na região, mas BR-381 é indispensável contrapartida do Governo Federal 



Acompanhados do secretário de Estado de Desenvolvimento Social Cássio Soares, Alexandre Silveira e Thales Rezende discutem novos investimentos no Vale do Aço
IPATINGA – A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) já articula junto aos segmentos organizados da sociedade civil a elaboração de um Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) com visão até 2030. No dia 14 de março, o governador Antonio Anastasia esteve em Governador Valadares, onde apresentou alguns resultados do conjunto de ações batizado como “Choque de Gestão”. Apesar dos esforços do Governo de Minas, é indispensável que haja contrapartida do Governo Federal com a duplicação da BR-381, para destravar o nó logístico que aflige o setor produtivo local, entendem lideranças locais.

No evento realizado em Valadares, também estiveram presentes o secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, e o diretor da ARMVA, Thales Rezende, além de integrantes do Comitê Regional do Rio Doce, formado por gestores de órgãos e entidades do Governo do Estado na região, instância que também integra a Gestão para Cidadania. 

DESENVOLVIMENTO
No âmbito das políticas direcionadas ao desenvolvimento integrado, um dos focos é garantir um ambiente de negócios atrativo, competitivo e favorável ao empreendedorismo, com mão de obra qualificada, infraestrutura diversificada, processos ágeis e simplificados, eficiência institucional e estabilidade dos marcos regulatórios. 

Foi lançado o Termo de Referência para contratação de serviços técnicos para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado na Região Metropolitana do Vale do Aço. O plano encontra-se em fase final de contratação. Por seu notório saber do contexto regional, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) é apontado como favorito para levar a cabo a iniciativa. A primeira proposta apresentada pela instituição para realizar o serviço foi de R$ 2,7 milhões.



Membro do Comitê Regional Rio Doce, Maria Geralda, de Ipatinga, posou para foto ao lado do governador Anastasia em Valadares
“Neste contexto, a prioridade número um é, sem qualquer dúvida, a duplicação da BR-381. O Governo de Minas tem feito sua parte no Vale do Aço, mas esta obra depende agora exclusivamente do Governo Federal. Até mesmo como alternativa, o governador Anastasia voltará em breve à região para assinar ordem de serviço para a pavimentação da MG-760”, expôs Thales. 

INTEGRAÇÃO
Desde o início do seu funcionamento, em agosto de 2012, a Agência de Desenvolvimento da RMVA vem trabalhando a integração dos órgãos governamentais, enfatiza seu diretor. “Foram realizados encontros com as superintendências de Educação, Saúde, DER, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros. As reuniões têm sido extremamente positivas, conseguindo captar ações políticas para o Governo de Minas como investimentos em todos os setores”, acrescenta Thales Rezende, acrescentando que alguns objetivos são “ampliar e fortalecer os hospitais regionais e os novos centros de atenção especializada; melhorar a infraestrutura para o desenvolvimento rural com ênfase nas estradas vicinais e prover condições adequadas de infraestrutura e recursos tecnológicos em toda a rede de ensino estadual”.

Para o coordenador Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em Coronel Fabriciano, com abrangência em 34 municípios, Níveo Pinto de Lima, o Comitê Regional do Rio Doce tem proporcionado a interação entre órgãos do governo que antes não se comunicavam. “Até então nós nos relacionávamos, basicamente, com pessoas de órgãos que, de alguma forma, tinham relação com o DER-MG. A partir do comitê vamos procurar trabalhar juntos, por exemplo, com o Instituto Mineiro de Agropecuária, na busca conjunta de solução para os problemas que temos com animais nas rodovias”, citou.