quarta-feira, 3 de abril de 2013

Praça da Savassi recebe 20 toneladas de aço inox

Material fabricado pela Aperam South America é empregado na revitalização de espaço público na capital do Estado 



MAIS VISÍVEL em pórticos da praça, o inox foi utilizado também em bancos giratórios e lixeiras
  DA REDAÇÃO - Com a proposta de integrar o verde e a água, com um toque de modernidade, o projeto de revitalização da Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi, em Belo Horizonte, utilizou aço inoxidável fabricado pela Aperam South America, de Timóteo, em diversos itens de mobiliário urbano. O espaço recebeu 20 toneladas do material aplicado em 46 bancos fixos, 26 giratórios, 51 lixeiras e 12 estruturas para abrigar sinalização e iluminação. 

O inox foi escolhido por fatores favoráveis de estética, durabilidade e a melhor relação custo/benefício, de acordo com o diretor de Marketing da Comisa, empresa responsável pela aplicação de aço inoxidável no projeto, Ederson dos Santos. “Intervenções em espaços públicos causam sérios impactos para a comunidade. Portanto, utilizamos matérias-primas resistentes e que demandarão menor incidência de manutenções corretivas ao longo da vida útil do projeto. Esse, com certeza, é o principal ganho quando se utiliza o inox”, destaca.
Durante todo o processo de revitalização da Praça da Savassi, que durou um ano, 120 empregados da Prefeitura de BH atuaram nas obras e outros 20 da Comisa executaram as peças de inox, desde o desenvolvimento até a aplicação no local. A Savassi passou por um processo semelhante na década de 1990. Já naquele momento, muitas das peças de mobiliário urbano foram produzidas com inox. “O projeto atual ampliou ainda mais as possibilidades de uso do material. Destaco a ousadia de peças giratórias e disponibilização do mobiliário em todos os espaços do ambiente”, avalia Ederson.

Nova cara


  Na visão da analista de Projetos Jud-van Bittencourt, morador da região há quatro anos, “o inox permitiu uma estética interessante, com uma cara bem urbana. Além de bonito, a cidade não terá muito trabalho com a manutenção”, resumiu, acrescentando ainda que a praça parece mais frequentada após as mudanças.
A Aperam South America é a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos da América Latina, além de fabricar aços planos ao carbono especiais. É líder absoluta em seu segmento no mercado brasileiro. Com 2,4 mil empregados, tem capacidade instalada da ordem de 900 mil toneladas de aço líquido.
Além da arquitetura, os aços inox ainda são aplicados nas áreas de construção civil, transporte, linha branca, saúde, alimentação, bens de capital, baixelas e cutelaria, entre outros.
  

Instituto Cenibra oferece cursos em 32 municípios

DA REDAÇÃO – Tem início no mês de maio próximo uma série de cursos de capacitação profissional, dirigidos a moradores de 32 municípios de Minas Gerais. A partir de uma parceria do Instituto Cenibra, Senar, Senai e Senac, serão ministrados os cursos de agricultura familiar, artesanato sustentável, carpinteiro, equideocultura, garçom, operador de motosserra, olericultura, padeiro, pedreiro, pintor e vaqueiro. A programação dos cursos será divulgada posteriormente. 

Os municípios que receberão os cursos são: Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Ferros, Joanésia, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, São Domingos do Prata, Santa Maria de Itabira, Cantagalo, Coroaci, Divinolândia de Minas, Paulistas, Peçanha, São João Evangelista, Sabinópolis, Senhora do Porto, Virginópolis, Açucena, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Córrego Novo, Governador Valadares, Ipaba, Naque, Periquito, Pingo D’água, Santana do Paraíso, São Geraldo da Piedade, Dionísio, São José do Goiabal e Vargem Alegre.

Compromisso
A partir de um diagnóstico dos municípios envolvidos e dos desdobramentos para possibilitar a evolução das condições de trabalho e o desenvolvimento das comunidades, o Instituto Cenibra estruturou um Plano de Trabalho para, juntamente com as Prefeituras Municipais e associações representativas das comunidades, desenvolverem ações que proporcionem alternativas de Desenvolvimento Regional a partir das demandas verificadas. As ações propostas têm como base a vocação cultural e econômica de cada município.

“Atenta aos aspectos sociais decorrentes de suas atividades, a Cenibra, além de cumprir suas obrigações legais, desenvolve vários programas com o objetivo de elevar os níveis de qualidade de vida dos empregados e da população dos municípios em que atua”, enfatiza a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da empresa, Leida Hermsdorff Horst Gomes.

Quatro décadas de telefonia móvel

Há 40 anos foi feita a primeira ligação de um celular; atualmente parte da população 

admite não viver sem o aparelho





Reportagem completa : Jornal Diário do Aço

Expectativa na liberação da ponte velha

Veículos pequenos e utilitários com até seis toneladas poderão trafegar no local



Silvia Miranda
ponte Fabriciano timóteo
Ponte está parcialmente liberada
FABRICIANO – A liberação do tráfego da ponte que liga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, estava previsto para o fim da tarde de ontem, mas isso não ocorreu. A expectativa é que isso ocorra hoje.
A partir da reabertura, apenas veículos de passeio  e utilitários com até seis toneladas estarão autorizados a trafegar no local. Mas segundo informações da Assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, ainda não há data exata para o inicio da reforma da ponte.
Na próxima segunda-feira (8) a interdição da ligação entre os municípios completaria cinco meses, após a constatação de riscos de segurança na estrutura da ponte.
Mas, na semana passada, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, José Maria da Cunha, em visita a região decidiu pela reabertura do trecho e anunciou a reforma da estrutura, com previsão de início das obras para junho, com investimentos de R$ 7 milhões.
Para garantir a volta do trafego no local, o Dnit realizou uma fresagem - retirada de camadas de asfalto da pista – para aliviar o peso sobre a estrutura. Conforme o Dnit, os veículos pequenos e utilitários representam 70% do volume do tráfego pela ligação viária.

Campeonato de Verão volta no domingo com mais 11 partidas


Após a parada do último fim de semana, por causa do feriado de Páscoa, o Campeonato Verão 2013, competição organizada pela Prefeitura de Timóteo, será retomado no próximo domingo (7), com 11 jogos pela quarta rodada. A rodada terá alguns clássicos e muita emoção na briga pela liderança nos quatro grupos da competição.

Pela Chave A, dois confrontos estão marcados para as 15h: Arsenal x Juventus, no campo do São Cristóvão, e Primavera x Ana Moura, no campo da Gameleira. O outro jogo está marcado para as 13h, no campo do Industrial, entre Malemolência e Unidos.
A Chave B terá duas partidas, ambas às 15h: João XXIII  x  Jota 23, no campo do Industrial, e Renegados x Lagoano, em Cava Grande, um dos clássicos da rodada.
Outro clássico marcado para o próximo domingo, às 15h, é o confronto entre Galacticos e Artmidia, no campo do Novo Tempo. Outros dois jogos do grupo serão disputados no mesmo horário: Guanabara x Renascença, no distrito de Cachoeira do Vale, e Siena x Macuco, no campo do Florestino.
Os três jogos da Chave D serão disputados às 15h. O campo do distrito de Cava Grande será palco de outro clássico na quarta rodada do Campeonato Verão 2013, entre Cava Grande e Fúria. No campo do Palmeiras, no bairro Primavera, o Limoeiro recebe o Real Marli. Na outra partida, Bandeirantes e Tuningcar, no campo do Pneu.
CLASSIFICAÇÃO

Apenas três times estão com 100% de aproveitamento na competição. Macuco e Art Midia, na Chave C, e Tunningcar, na Chave D, venceram nas três primeiras rodadas e somam nove pontos. Outras quatro equipes, embora não tenham um aproveitamento tão bom, ainda mantêm a invencibilidade na competição: Ana Moura (Chave A), Lagoano e João XXIII (B) e Fúria (D).
No outro extremo da tabela de classificação estão as equipes que ainda não conseguiram vencer no Campeonato Verão 2013. No cômputo geral, os piores times, até agora, são o Grêmio Limoeiro, na Chave D, Guanabara e Renascença, na Chave C, que não somaram nenhum ponto após três rodadas.
Também ainda não venceram, mas ao menos pontuaram, as equipes do Unidos (A), que conseguiu apenas um empate, João XXIII (B) e Bandeirante (D), que empataram duas partidas. Os critérios de desempate são os seguintes, pela ordem: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior numero de gols feitos, confronto direto, menor peso negativo disciplinar e sorteio.
Fonte :Plox

Vítima de atentado morre no HMC


Hilton não resistiu ao ferimento na boca e morreu na noite de anteontem

IPATINGA – Morreu na noite de anteontem (2), no Hospital Márcio Cunha, Hilton Izac Figueiredo, de 34 anos, vítima de disparo de arma de fogo no bairro São José, em Ipaba. Por volta de 18h da tarde do último domingo (31), populares acionaram a polícia informando que havia uma pessoa caída na rua Vila Rica. 
Quando a PM chegou ao local, Hilton Izac já havia sido socorrido para o Hospital por terceiros, com um ferimento na boca. Parentes da vítima disseram que o suspeito do crime seria um jovem de 21 anos.

Passeio Rural de Ipatinga será retomado


Prefeitura revitaliza estradas e oportuniza a realização da 15ª edição do evento turístico, interrompido em julho do ano passado

Projeto tem a finalidade de divulgar patrimônios históricos, cachoeiras, sítios e comidas típicas da região


IPATINGA - As belezas naturais de Ipatinga serão visitadas no próximo dia 14 de abril durante o 15º Passeio Rural, realizado pela Associação de Empreendedores Rurais de Ipatinga (Aetri), com apoio da Prefeitura. O projeto tem a finalidade de potencializar o desenvolvimento do turismo no município, com a divulgação de patrimônios históricos, cachoeiras, sítios e comidas típicas produzidas pelas comunidades pertencentes à zona rural. 

Em 2012 os passeios foram interrompidos, em função das más condições das estradas de acesso ao Ipaneminha, Ipanemão e Tribuna, segundo o presidente da Aetri, José Bonifácio de Assis. “Observamos, nos últimos meses, que as estradas passaram por melhorias, o que possibilitou o retorno do passeio rural. Agora, com apoio da PMI, será possível ampliar as ações da nossa entidade”, declara o presidente da Aetri. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Hélcio Muzzi Martins, o turismo em área rural é uma das potencialidades econômicas do município que merecem atenção especial por parte da Prefeitura. “Trabalhamos em parceria com a Aetri e a Emater para alavancar o turismo rural de Ipatinga, gerando empregos, renda e, principalmente, ações que divulguem as riquezas naturais do nosso município”, pontua o secretário. 

ROTEIRO
A 15ª edição do Passeio Rural inicia às 8h, com saída da Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio da PMI. Na sequência, os turistas serão levados para o Sítio Aconchego Verde, no Ipanemão, onde será oferecido café da manhã.

O roteiro do passeio também inclui paradas na praça e na Igreja do Ipaneminha, além de passar pelo Sítio Serra Verde, no Tribuna, onde os participantes, mais uma vez, poderão degustar o melhor da culinária mineira durante o almoço. Ao final do passeio, a Aetri sorteará uma cesta com iguarias produzidas pelas quitandeiras da zona rural de Ipatinga. 

As inscrições para o 15º Passeio Rural de Ipatinga podem ser feitas até o dia 11 de abril, mediante o pagamento da taxa de R$ 25. Mais informações podem ser obtidas na Emater, localizada no Centro (rua Mariana, 112 sala 204), ou pelos telefones 3821-6147 e 3829-1212.

Timóteo terá trevo de acesso ao anel rodoviário


Atual passagem clandestina será oficializada e melhorada para integrar município à BR-381 e ao Vale do Aço

A integração de Timóteo ao anel vai oficializar a passagem atual existente no bairro Santa Terezinha, atualmente um acesso tido como clandestino    (Crédito: Jorge Inácio)


TIMÓTEO - O edital de duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares foi lançado na última quinta-feira e o município de Timóteo já começou a se mexer para garantir significativas melhorias viárias no pacote de obras previsto para o Vale do Aço. As mais importantes serão a integração do município ao anel rodoviário do Vale do Aço, inaugurado em 2006, e a recuperação seguida de municipalização do antigo trecho da rodovia que corta o distrito de Cachoeira do Vale.

A integração de Timóteo ao anel vai oficializar a passagem atual existente no bairro Santa Terezinha, atualmente um acesso tido como clandestino, mas por onde circulam diariamente centenas de veículos. O novo acesso servirá também para escoar a produção de um novo distrito industrial do município, cujo projeto de construção está em andamento e aguarda verbas do governo federal. 

Uma nova via de acesso ao local também deverá ser construída sobre a Estrada de Ferro Vitória-Minas, sem, no entanto, desativar a atual passagem sob a ferrovia. Pelo projeto, a nova via será de mão dupla e mais larga que a utilizada, permitindo o trânsito de caminhões pesados. 

A intervenção foi proposta pela Prefeitura ao Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) na última semana, quando o município recebeu a visita do superintendente regional do DNIT, José Maria da Cunha. O prefeito Keisson Drumond apresentou o projeto do município com a intervenção proposta, que inclui também a construção de novas pistas de acesso ao “atalho” atual e a construção de um novo trevo.

TREVO
Pelo projeto, orçado em aproximadamente R$ 7 milhões, o DNIT construirá um novo trevo no local já utilizado para receber o fluxo de veículos proveniente de Timóteo. O novo acesso terá pistas duplas e canteiros centrais com alças de entrada na pista da rodovia. Também estão previstos retornos nos canteiros centrais para os dois sentidos da rodovia. 

“É uma obra que vai integrar de vez nossa cidade à BR-381 e ao restante do Vale do Aço”, destacou o prefeito. 
Keisson Drumond mostrou preocupação com o atual estado de isolamento rodoviário do qual Timóteo é refém. “Oficialmente, temos apenas o acesso pelo Cachoeira do Vale e pela ponte de Fabriciano, que não atendem ao fluxo de veículos. O atalho que é usado é muito perigoso, já morreu muita gente naquele trecho, mas isso vai acabar, com a obra autorizada pelo DNIT”, esclareceu.

MUNICIPALIZAÇÃO
Outra iniciativa que vai contemplar o município é a recuperação do antigo trecho da rodovia que corta o município pelo distrito de Cachoeira do Vale. A Prefeitura solicitou uma recuperação da malha viária do trecho de aproximadamente 6 km e se dispôs a assumir a administração da via, que hoje está sob responsabilidade do DNIT. “É um trecho que está com o piso muito prejudicado pelo uso intenso ao longo dos anos e que não pode ficar abandonado”, destacou Keisson. A Prefeitura vai elaborar um projeto de recuperação da via, que será repassada à responsabilidade do município tão logo as obras sejam realizadas.


O prefeito Keisson Drumond apresentou o projeto do município com a intervenção proposta

DNIT aprovou projeto de acesso
Timóteo
- As intervenções no trecho do anel rodoviário da BR-381 que dá acesso a Timóteo foram autorizadas pelo superintendente regional do DNIT, José Maria da Cunha, durante reunião com o prefeito Keisson Drumond no gabinete da Prefeitura. Também participaram do encontro o vice-prefeito Renato Araújo, o secretário de Planejamento, Edílson Andrade e os gerentes regionais do DNIT, Ricardo Freitas, de Governador Valadares, e Márcio Gusmão, de Rio Casca. 

Segundo José Maria da Cunha, o projeto apresentado pela Prefeitura “está muito bom” e deverá ser executado dentro do pacote de obras de duplicação da rodovia com algumas pequenas alterações. As intervenções estão previstas dentro do lote de obras de duplicação da 381, que contempla o trecho entre o acesso sul de Nova Era e a extremidade oeste do atual anel rodoviário.

As obras de duplicação da rodovia deverão iniciar-se ainda este ano segundo o governo federal. Elas contemplam 330 km de rodovia em 11 lotes entre o anel rodoviário de Belo Horizonte e a cidade de Governador Valadares, passando pelas cidades do Vale do Aço. O edital, lançado na semana passada, deverá ter o vencedor conhecido no início de junho, segundo previsão do DNIT.

Além de garantir a inclusão da construção do trevo de acesso de Timóteo ao anel rodoviário, o superintendente regional do DNIT confirmou a intenção do órgão de repassar para o município a responsabilidade do trecho antigo da BR que corta o distrito de Cachoeira do Vale. “Não tem como o DNIT garantir o funcionamento desses trechos não prioritários da rodovia”, justificou, informando que aguardará o projeto de reforma da Prefeitura para a execução pelo DNIT.



As intervenções no trecho do anel rodoviário que dá acesso a Timóteo 
foram autorizadas pelo superintendente regional do DNIT, José Maria da Cunha

Mulher morre em acidente na BR-458


Ocupantes da caminhonete Saveiro haviam acabado de sair de um velório em Ipatinga

Anamir (detalhe), passageira da Saveiro, morreu na hora


IPATINGA
 – Uma mulher morreu em um grave acidente envolvendo dois veículos na manhã desta quarta-feira (3), na BR-458, saída para Caratinga, próximo à ponte metálica. Outras duas pessoas ficaram feridas. O impacto foi tão forte que deixou estragos pela rodovia. A porta de um dos veículos chegou a ser arrancada. 

A caminhonete Saveiro (placa HMV-4771) conduzida por Manoel Rodrigues Martins seguia em direção a Iapu quando, próximo à ponte, bateu contra o Fiat Uno HCH-0837, dirigido pelo aposentado José Fernandes Martins, 74 anos. Informações preliminares da perícia dão conta de que o motorista do Fiat Uno teria invadido a contramão. 
A passageira da caminhonete Saveiro Anamir Maria da Silva Martins, de 52 anos, morreu hora. Os motoristas dos dois veículos ficaram feridos e foram levados ao Hospital Márcio Cunha.

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) não descarta também a possibilidade de o motorista da Saveiro ter cochilado ao volante, já que o casal teria passado a noite inteira em um velório de uma parente em Ipatinga. “Vai ter que aguardar uma análise mais aprofundada, justamente para poder tirar essa dúvida”, disse o sargento Willian. 

O filho da mulher morta no acidente esteve no local. Muito abalado, teve que ser retirado pelos parentes e amigos. Um congestionamento de cerca de oito quilômetros se formou nos dois sentidos da rodovia, que só foi liberada com a retirada dos veículos pelo guincho. 

Segundo a assessoria de comunicação do Hospital Márcio Cunha, o motorista do Uno, José Fernandes Martins, passou por exames, sendo diagnosticada fratura de costelas. Ele está internado e consciente. Já o condutor da caminhonete, Manoel, chegou com corte no supercílio, passou por exames e permanece em observação.

Com o forte impacto as laterais dos dois veículos ficaram completamente destruídas  (Crédito: Netinho Panorama)

Pronatec com vagas para novos cursos

As aulas serão ministradas no turno da noite, na sede do Senai (antigo escritório central da Usiminas).










IPATINGA - A administração municipal, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e o Sistema “S” (Senai, Senac e Senat), oferece mais três cursos de profissionalização gratuitos no município. Estão abertas as inscrições para a formação de ajustador mecânico (30), auxiliar de recursos humanos (25) e auxiliar de pessoal (25). As aulas serão ministradas no turno da noite, na sede do Senai (antigo escritório central da Usiminas).

As inscrições podem ser realizadas em um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e também no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), de Ipatinga. Feita a inscrição, é necessário que o candidato confirme seus dados junto à entidade responsável por ministrar os cursos. Além dos novos cursos, ainda há vagas disponíveis para a qualificação em comprador (40), curso ofertado em parceria com o Senac.
Para participar dos cursos, o candidato precisa ter a família cadastrada no Programa Bolsa Família, idade entre 16 a 59 anos e, no mínimo, o Ensino Fundamental incompleto. É necessário apresentar documento de identificação com foto e o Número de Inscrição Social (NIS) no CADÚnico.
Além do curso, os alunos receberão transporte gratuito, material didático, camisa e lanche, com investimentos financiados por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Senai. As informações são da Secretaria Municipal de Assistência Social.

São Camilo articula rede socioassistencial

Projeto é destinado a pacientes que se enquadram em situação de risco social


Divulgação
rede
sao 
camilo
FABRICIANO - Com o objetivo de aprimorar o processo de socialização de pacientes que chegam ao Hospital São Camilo com necessidade de encaminhamento aos serviços de Atenção Social do município, foi iniciado um projeto formado por uma equipe técnica de trabalho qualificada para diagnosticar as demandas e proceder o devido encaminhamento.
O “rede socioassistencial” é o nome dado a essa iniciativa que prevê melhor assistência a pessoas idosas, crianças e outros que se encontram em situações de risco, como abandono, maus tratos ou vulnerabilidade social extrema. 
Caracterizada por um conjunto integrado de ações, tanto por parte do poder público como da sociedade, a rede socioassistencial busca oferecer e operar benefícios, serviços e projetos baseados em articulação entre todas estas unidades de provisão de proteção social. De acordo com a assistente social do Hospital São Camilo, Ana Daniela da Silva, o projeto conscientiza e qualifica colaboradores para que estejam sempre preparados para os diversos tipos de situação.
“Realizamos um treinamento com exemplos de possíveis casos que competem à Atenção Social do município para que recepcionistas, enfermeiros e demais profissionais diagnostiquem esses casos e orientem da melhor maneira possível esses pacientes na busca da resolução de seus casos”, afirma Ana Daniela.
A gerente dos serviços da Atenção Social Básica de Coronel Fabriciano, Neuza Mires, participou do treinamento junto aos colaboradores do Hospital para reforçar a importância da rede que também exercita o respeito às diversidades e promove a integração do público-alvo.

Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros terminam no dia 10

São oferecidas 770 vagas para soldados combatentes e 30 vagas para soldados músicos



Zênio Sousa
corpo 
bombeiros
formatura
DA REDAÇÃO - Os interessados em disputar uma das vagas para ingressar no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais têm até o dia 10 de abril para realizarem as inscrições. São oferecidas 770 vagas para soldados combatentes e 30 vagas para soldados músicos.Os aprovados no concurso passarão por um curso de formação, com duração de seis meses.
No caso dos músicos, todas as vagas são para Belo Horizonte. O militar poderá integrar a Banda de Música ou a Bombeiro Instrumental Orquestra Show. Para soldados combatentes, a oferta é de 425 vagas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o restante para as unidades do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais.

Além de provas objetivas com conteúdos como Português, Matemática, Direitos Humanos, os candidatos farão provas de redação, exames de saúde, psicológico e avaliação física. Os inscritos para soldado músico serão avaliados também em teoria musical. O salário inicial, para as duas situações, é de R$ 2.150,06 (data da publicação do edital).
Podem se inscrever brasileiros de ambos os sexos, natos ou naturalizados, em dia com as obrigações militares e eleitorais e idade entre 18 e 30 anos (nascidos entre 03/02/1996 a 03/02/1984). Os candidatos também devem ter ensino médio ou equivalente até a matrícula, altura mínima de 1,60m e pagar uma taxa de inscrição de R$ 90. As provas serão realizadas no dia 19 de maio e o curso de formação começa no dia 3 de fevereiro de 2014.

O Corpo de Bombeiros alerta que não possui vínculo com nenhum curso preparatório. O edital pode ser conferido nos sites www.bombeiros.mg.gov.br e www.fumarc.com.br
Serviço:

Concurso para soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Vagas: 770 combatentes e 30 músicos

Idade: 18 a 30 anos
Inscrições: 20/02 a 10/04/2013

Taxa: R$ 90
Provas: 19/05/2013

Início do curso: 3/02/2014


Ipatinga recebe alta cúpula da segurança pública

Em pauta, assassinato de Rodrigo Neto, investigação de crimes ainda não solucionados, RISP e reativação do ‘Olho Vivo’ 

Foto: Seds-MG/Divulgação 

Em agenda semelhante no Triângulo Mineiro, o secretário Rômulo Ferraz anunciou diversos investimentos para o setor
IPATINGA – Município-sede da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Ipatinga recebe nesta sexta-feira (5) a alta cúpula da segurança de Minas Gerais. Estarão na cidade o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Martins Sant'ana, e o chefe da Polícia Civil em todo Estado, Cylton Brandão da Matta. Conforme apurou a reportagem do jornal VALE DO AÇO, na agenda da comitiva está prevista uma reunião fechada no período da manhã, na qual serão discutidas questões estratégicas do setor.

O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi o primeiro do interior de Minas Gerais a receber a Cúpula da Segurança Pública do Estado em 2013, na quinta-feira (21), para definições de estratégias de combate à criminalidade. Apesar de ser uma agenda habitual, que também ocorre em outras regiões do Estado para discutir as peculiaridades da violência com lideranças locais, em Ipatinga a incursão das autoridades terá caráter simbólico. Há 27 dias foi assassinado brutalmente o jornalista Rodrigo Neto, repórter policial que denunciava diversos crimes não apurados, alguns deles com suspeita de envolvimento de policiais.

A rodada de reuniões nas cidades do interior com a cúpula da Defesa Social vai ocorrer ao longo do ano com representantes das 15 RISPs que não estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A intenção é que, além do recebimento das demandas das regiões ao longo do ano, o secretário, chefe da Polícia Civil e comandante da Polícia Militar possam conferir ‘in loco’ as opiniões das lideranças policiais e demais instituições relacionadas ao Sistema de Defesa Social. 

DEMANDAS
O recém-empossado secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã, Coronel Ramalho, adiantou que pretende apresentar às autoridades estaduais proposta de parceria para reativação do programa ‘Olho Vivo’ no município. Outras questões a serem tratadas no encontro serão o enfrentamento à epidemia do crack, além de ações para coibir a violência. Uma prioridade é implantar o quanto antes um Centro de Internação de Adolescentes (CIA).

Emperrado desde maio de 2009, o projeto de construção da sede administrativa da RISP, que uniria, no mesmo local, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros é outro assunto em pauta. A doação do terreno no bairro Novo Cruzeiro foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Inclusive já haveria uma verba de R$ 8 milhões destinada à obra. Entretanto, passados quase quatro anos, sequer um tijolo foi erguido no local.