sexta-feira, 12 de abril de 2013

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Ipatinga

 Foto: reprodução/PMC-PE
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), do Ministério da Saúde, será realizada entre os dias 15 e 26 de abril. Esta será a 15ª edição da campanha, que tem como novidade a inclusão de novos grupos de pessoas para serem vacinados. O slogan da campanha é “Quem lembra da vacina se protege da gripe”.
Micheli Moreira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Ipatinga, ressaltou que foram incluídos nos grupos prioritários de vacinação as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. A expectativa é que 42 mil pessoas sejam vacinadas no município.
Micheli destacou que todas as unidades de Saúde do município participarão da campanha e que no dia 20 (sábado) a campanha será realizada das 8h às 17h.
A enfermeira alertou para a importância da vacinação anual, já que o vírus é “mutante”.
Sirley Rodrigues, referência em Saúde da Criança em Ipatinga, salientou que “tanto pra criança quanto pras puérperas e para gestantes a vacina vai ser um fator protetor contra as formas graves da Influenza”.
“Nós sabemos que a mulher gestante está com a imunidade mais baixa, então a vacina vai proteger caso ela venha a ter contato com o vírus”, disse Sirley, lembrando que a vacina também é um fator de proteção para as mães e para os bebês que serão amamentados.
Sirley informou também que as crianças e adolescentes cadastrados no “Programa Respirar” terão direito à vacina, basta que procurem uma das unidades de Saúde.
Vacina 
De acordo com a Prefeitura, a vacina é trivalente e imuniza contra os dois tipos de gripe: comum e também contra o tipo H1N1 (Influenza). Ela é produzida com vírus inativo, ou seja, vírus morto e o início da proteção se dá 15 dias após a aplicação e dura por um ano.
20 de abril - "Dia D contra a Gripe"
Segundo a Administração Municipal, para assegurar que todas as pessoas que devem vacinar sejam imunizadas, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha na capacitação e estruturação das ações do “Dia D contra a Gripe”. A Prefeitura ressalta que no dia 20, todas as unidades de Saúde da rede municipal estarão vacinando, de 8h às 17h, inclusive as do Bom Retiro 2 e Vila Formosa, que receberão um posto móvel.
Fonte: Plox

Jovens detidos exibiam armas no Facebook

A Polícia Militar de Coronel Fabriciano prendeu na noite desta terça-feira (9), Denis Augusto de Souza, 19 anos e Jhonatan Silva Alves, 23 anos.
 
Um dos suspeitos, Johni Silva Alves,foto/reprodução/PM
De acordo com a PM, em patrulhamento de rotina eles avistaram os dois em atitudes suspeita. Eles teriam corrido ao avistar a viatura e se esconderam em uma residência.
 
Os donos da residência foram notificados da invasão e franquearam a entrada dos policias que encontraram dois revólveres, sendo um cal. 38 e outro cal.32, ambos municiados com cinco cartuchos cada.Fotos para Facebook
De acordo com a PM, as armas pertencem aos suspeitos que teriam tentado dispensá-las durante a fuga.Eles foram conduzidos para a companhia de Polícia Militar com as armas. As fotos mostram os suspeitos em poses exibindo o armamento. Muito a vontade, eles demonstram não se preocupar com a exposição.

 
 
Denis Augusto de Souza, de boné azul, em uma de suas exibiçoes na rede social.oto/reprodução/PM

 Fonte: PLox

Troca de tiros e tentativa de homicídio no Vale do Sol

Suspeito de envolvimento no homicídio do cabo Amarildo troca tiros com rival e pode ter usado arma levado do militar assassinado em fevereiro 

 
IPATINGA – A polícia investiga as implicações de uma tentativa de homicídio registrada no fim da tarde de quarta-feira na rua Gaturamo, envolvendo dois jovens, Alan Junio Aredes Ribeiro, de 21 anos, e Mitsunaga Henrique Sueira, de 20 anos. Houve troca de tiros, correria, e ontem a “lei do silêncio” imperava no local. Ninguém tinha visto nada ou sabia de nada.
Uma testemunha informou que Alan Junio saía para fazer uma entrega de marmitex quando chegou Mitsunaga em um VW Gol azul, acompanhado por um jovem moreno escuro, magro e alto. Os dois estavam de arma em punho e começaram atirar contra Alan, que pegou uma arma e trocou tiros com os dois do lado de fora. Eles então entraram no carro e saíram em alta velocidade. Alguns dos tiros acertaram o portão de um estabelecimento comercial e o vidro da porta direita dianteira de um Honda Civic estacionado na rua.
Mitsunaga, que teria iniciado os disparos contra Alan, deu entrada no Hospital Municipal com um ferimento causado por um disparo de arma de fogo.
No local da tentativa de homicídio a perícia da polícia civil apreendeu uma cápsula de cartucho calibre 380 e projéteis de uma arma calibre 38. O crime teve motivação pessoal. Mitsunaga namora com uma jovem que em tempo anterior foi namorada de Alan.

Cabo
Pesam contra Mitsunaga vários registros de prisão por crimes diversos, e ele, mais recentemente, passou a ser suspeito de envolvimento no homicídio do cabo PM Amarildo Pereira de Moura, de 45 anos, ocorrido no dia 8 de fevereiro, em uma estrada do bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso.
O VW Gol placas KPC-8376, de propriedade de Mitsunaga, apresentava avarias causadas por disparo de arma de fogo - o vidro traseiro estava quebrado, havia perfuração no vidro dianteiro, do lado do motorista, e uma perfuração no capô.
Segundo apuração policial, Mitsunaga é suspeito de ter dado carona para o principal acusado do crime, Timirim, e de ter ficado com uma pistola calibre 380, furtada da cintura do policial morto a tiros. O comparsa dele, na hora do tiroteio, não foi identificado.
Na delegacia, Mitsunaga negou que estivesse com arma de fogo e disse que foi vítima de uma armação. Já em relação à acusação de seu envolvimento com a morte do cabo Amarildo, o rapaz assegura que tem provas de que estava em outro local no momento do crime.

Fonte: Diário do Aço

 

Moto furtada era usada em assaltos

Para não ser apanhado, o assaltante mudava sempre a motocicleta de lugar, até que uma equipe policial localizou o veículo escondido em um matagal no Limoeiro 

 
TIMÓTEO – Uma motocicleta Suzuki roubada no dia 3 de abril circulava pelas ruas, sem placa, e era utilizada em assaltos à mão armada. Na semana passada, o proprietário da motocicleta trafegava de Ipatinga sentido a Timóteo quando, no acesso improvisado do contorno rodoviário da BR-381 para o bairro Santa Terezinha, foi rendido por dois rapazes, que fugiram no veículo.
No dia seguinte, a mesma dupla, utilizando a moto roubada, assaltou um depósito de gás no bairro Alegre. Um deles, armado com um revólver calibre 32, rendeu o comerciante e levou todo o dinheiro do caixa.
Para não ser apanhado, o assaltante mudava sempre a motocicleta de lugar, até que uma equipe policial conseguiu localizar o veículo escondido em um matagal a três quilômetros do bairro Limoeiro.
Na quarta-feira, uma equipe policial em patrulhamento de rotina encontrou o suspeito Diego de Oliveira Bambirra, 22 anos, na garupa de uma motocicleta Honda Titan vermelha. Os dois foram cercados e detidos.
Diego confessou os crimes e identificou os comparsas. O assalto ao proprietário da moto foi cometido em parceria com um morador de Ipatinga que ele diz conhecer apenas como Tintim, e o assalto ao depósito foi na companhia de um comparsa que chamou apenas de Dougles. Disse que tinha perdido o revólver usado no assalto, depois que o escondeu no mato e alguém o pegou. Já o condutor da motocicleta, Jhon Eder, inabilitado, foi detido por dar fuga ao suspeito do crime, e a moto foi apreendida por ter o lacre da placa rompido.

Outra
Também em Timóteo, no distrito de Cachoeira do Vale, policiais militares encontraram na rua João Pedreiro mais uma motocicleta furtada. O veículo, uma Honda Titan 125 azul, estava sem placa, em meio à vegetação. A consulta ao sistema de informações da Segurança Pública revelou que o veículo fora furtado terça-feira, 9, no bairro Petrópolis. A motocicleta foi escondida no local por um adolescente, que foi encontrado e apreendido. A mãe dele confirmou que o filho tinha transitado na motocicleta na noite anterior.

Fonte: Diário do Aço

 

Motocicletas furtadas na portaria da Aperam

Os veículos estavam estacionados na rua 25 de Agosto, na portaria da siderúrgica, quando foram levados por ladrões 


TIMÓTEO – Duas motocicletas foram furtadas na portaria 2 da Aperam South America. Os veículos estavam estacionados na rua 25 de Agosto. A primeira vítima foi I.A.F., de 24 anos.
Ele perdeu a Honda/CG 125 Titan Es placa GXV-1305,  verde, que havia estacionado às 7h de quarta-feira. Ao retornar, na saída do turno das 15h, não mais a encontrou no local.
Outra vítima de furto no mesmo local e data foi L.C.O., de 42 anos, que teve furtada a Honda XR 200 branca, placa GVC-5585.  A polícia segue em rastreamento porque os veículos podem ser usados em ações criminosas, uma prática que tem se tornado muito comum no Vale do Aço. Qualquer informação sobre o paradeiro dos veículos pode ser repassada para o Disque-Denúncia 181.

Fonte: Diário do Aço

  

Santana do Paraíso em programa da TV Alterosa

A partir do dia 26 de abril a equipe do “Viação Cipó”, programa da TV Alterosa apresentado por Otávio Di Toledo, chega a Santana do Paraíso para gravar um programa especial em homenagem aos 21 anos do município do Vale do Aço. No comando da atração, Otávio Di Toledo viaja por Minas Gerais para mostrar aos telespectadores as maiores belezas abrigadas nas montanhas do estado. Paisagens, cachoeiras, curiosidades, histórias, arquitetura e arte que fazem das cidades mineiras lugares especiais para se conhecer.

Santana do Paraíso conhecida como terra de gente hospitaleira, tranquila e aconchegante, é dotada de diversas cachoeiras e lagoas que atraem grandes quantidades de turistas e que renderam à cidade o apelido de Paraíso das Águas. O destino preserva o patrimônio histórico, e possui bens tombados pelo IEPHA. Dentre eles estão a Árvore da Gameleira, Igreja Matriz Sant’Ana e o Casarão da Vale.

Com essas características Santana do Paraíso oferece todas as condições para a realização de uma edição especial do programa Viação Cipó. “Os conselheiros apresentaram várias sugestões de pontos turísticos a serem visitados pela equipe do programa”, disse Hélio Anício, Gerente de Turismo do Município e também presidente do COMTUR.

Fonte: Jornal Vale do Aço

Defesa Civil alerta para chuvas fortes

Timóteo recebe informe sobre precipitação de 63 milímetros em 24 horas



NO FINAL da tarde desta quinta, nuvens carregadas já prenunciavam as novas chuvas
- Na tarde desta quinta-feira (11), o coordenador da Defesa Civil de Timóteo , Delmando Amorim,  fez  um novo alerta à população sobre o risco de precipitação de fortes chuvas neste final de semana. "Conforme relatório meteorológico, nas próximas 24h deverá cair na região 63 milímetros de chuvas e, em 72 horas, 73 milímetros”, advertiu, para acrescentar em seguida: “Se isso se confirmar, podemos ter graves problemas com deslizamentos de terra".

Conforme o Climatempo, até segunda-feira o tempo permanecerá instável na região, em função de uma frente fria no Estado. A intensidade normal de precipitação pluviométrica gira em torno de 8 milímetros por dia.
O coordenador de Defesa Civil de Timóteo salientou que a população que mora em área de risco deve redobrar os cuidados, acionando a repartição (3847-4783), o Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190) em caso de anormalidades.
"Se houver risco do imóvel ser atingido em caso de deslizamentos ou quedas de muros, os moradores devem deixar as residências imediatamente", ponderou, ressaltando que a integridade física das pessoas é a prioridade.

Última frente fria
A previsão da meteorologia aponta mais um fim de semana com tempo chuvoso no Vale do Aço. Até a próxima segunda-feira, a temperatura deve variar entre 21° e 34°C. Conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, a frente fria que passa por Minas Gerais é a última desta estação chuvosa.
“As temperaturas permanecem amenas durante o dia em função da presença da nebulosidade, pois ainda não tivemos neste outono massas de ar polar atuando em Minas Gerais”, explicou Ruibran. A observação da sequência histórica mostra que no Estado o período chuvoso termina entre os dias 10 e 20 de abril, mas nos últimos dois anos as massas de ar polar têm chegado mais cedo e dificultado a ocorrência de chuvas. Nas semanas seguintes, completou o meteorologista, a tendência é de que se elevem as temperaturas e também que haja redução da umidade do ar.

Fonte: Jornal Vale do aço

 

Governador lança programa na área de segurança

 Jovens que cometeram seus primeiros delitos terão oportunidade de Liberdade assistida e Prestação de serviços à comunidade, enquanto CIAs são destinados a reincidentes

WELLINGTON PEDRO/ IMPRENSA MG

ANTONIO ANASTASIA com a ministra Maria do Rosário, que esteve recentemente em Ipatinga para acompanhar o caso Rodrigo Neto
Com a meta de diminuir a reiteração de atos infracionais praticados por jovens e, com isso, reduzir a criminalidade e a sensação de insegurança, o governador Antonio Anastasia lançou, nesta quinta-feira (11), na Cidade Administrativa, o Programa Portas Abertas, ação que busca modificar o futuro de adolescentes que cometeram seus primeiros delitos.

O programa atuará para evitar que jovens possam progredir na trajetória infracional, cometendo novos atos, cada vez mais graves, até chegar à internação em um centro socioeducativo, com privação de liberdade.
As medidas socioeducativas de meio aberto podem acontecer de duas formas: Liberdade assistida - medida que impõe condições ao cotidiano do adolescente, dando a ele um atendimento personalizado de uma equipe multidisciplinar, e Prestação de serviços à comunidade - que consiste na realização de tarefas de forma gratuita, de interesses gerais e que devem ser atribuídas conforme a aptidão do adolescente. Devem ser cumpridas por, no máximo, seis meses e em jornada máxima de oito horas por dia, de modo a não prejudicar a frequência escolar ou ao trabalho.

Anastasia destacou os investimentos realizados pelo Governo de Minas na temática do menor infrator. “Devemos, cada vez mais, investir nos centros socioeducativos, na questão do meio aberto, na prestação alternativa de serviços para que esse adolescente em conflito com a lei possa mudar seu caminho e investir muito na educação. Minas, até recentemente, só tinha três centros socioeducativos, não tínhamos programas como o Fica Vivo. Agora temos mais de 20 centros socioeducativos em funcionamento no Estado”, pontuou, em solenidade que contou com a presença da ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, que também esteve recentemente em Ipatinga para se manifestar sobre o caso do repórter Rodrigo Neto, assassinado no dia 8 de março último.

A ação contemplará, nos próximos 18 meses, a partir de capacitações temáticas, todos os 258 municípios com mais de 20 mil habitantes e será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). O público-alvo dessas capacitações será técnicos das secretarias Municipais de Assistência Social, além de operadores do direito, como juízes, promotores e defensores.

Prefeitura de Fabriciano concede reajuste de 6,13%

Rosângela Mendes e secretários discutiram todas as implicações do reajuste, que não contempla cargos comissionados e agentes políticos
FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano encaminhou ao Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Coronel Fabriciano (Sintmcelf) ofício apresentando o índice de reajuste salarial aos servidores. Cumprindo com os limites com gasto pessoal e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sem comprometer as políticas públicas, o município concede reajuste de 6,13%, a partir de 1º de maio. O reajuste é equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2012.

O município concede o reajuste sobre a tabela de vencimentos de dezembro de 2012. O reajuste não contempla os servidores de cargos comissionados e agentes políticos. A contraproposta da Prefeitura será analisada pela categoria, em Assembleia realizada pelo Sindicato. Posteriormente, seguirá para aprovação da Câmara Municipal. Nos últimos oito anos (2005-2012), o reajuste acumulado aos servidores municipais foi de 68,11% em Fabriciano. Comparado com a inflação acumulada (INPC) no mesmo período (50,11%), representa um ganho real de 18,10%.

ESTUDO

A prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes, explica que o índice foi apontado a partir de um estudo que levou em conta a receita do município. “Reconhecemos o trabalho dos servidores e, se pudéssemos, o reajuste seria maior. Mas o índice é concedido de acordo com a realidade das contas públicas municipais. E, mesmo nessa época de crise financeira em vários municípios, conseguimos dar o reajuste, enquanto muitas prefeituras não puderam negociar”, afirma.

O reajuste foi apresentado à imprensa durante uma coletiva, na última quarta-feira (10). Além de Rosângela Mendes, participaram o secretário municipal de Finanças, Erivaldo Moreira; o procurador-geral do município, Luis Henrique Ribeiro; e o secretário municipal de Governo, Rogério Thomaz.
Fonte: Diário Popular Mg

Festival da Banana anima 49º aniversário de Ipatinga

O Festival da Banana de Pedra Branca entra em sua 22ª edição; evento mobiliza Ipatinga em torno de seu principal produto


IPATINGA – Um final de semana divertido e com programação especial para toda a família é o que prometem os organizadores do 22° Festival da Banana. Integrando à programação do aniversário de Ipatinga, o evento acontece nesta sexta (12), sábado (13) e domingo (14), sendo uma realização Prefeitura de Ipatinga e produção da Associação de Moradores do bairro Pedra Branca.

O Festival da Banana é um evento tradicional, que todos os anos atrai pessoas da cidade e de outras regiões. Dentre as atrações principais de 2013 estão os shows musicais, as barracas com comidas típicas, os concursos “Princesinha da Banana” e “Rainha da Banana”, além de sorteio de brindes. A programação promete animar os três dias de festival.

NOVIDADES
Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Pedra Branca (AMPB), José Sandro Botelho, a 22ª edição do Festival traz algumas novidades. “Vamos montar uma praça recreativa com piscina de bolinhas, pula-pula e muitas outras atrações que vão garantir a diversão da criançada”, adianta.

Pensando no conforto da população, a entidade decidiu que a festa volta a acontecer no campo poliesportivo do bairro. “Pensamos em realizar a festa no campo para que os visitantes tenham acesso facilitado ao evento, podendo contar, inclusive, com estacionamento exclusivo”, observa Botelho.

O presidente da AMPB explica que será desenvolvido um trabalho especial, em conjunto com a Polícia Militar, para organizar trânsito local nos dias de festa. Haverá um estacionamento exclusivo para motos na quadra de esportes e pessoal disponível para orientar os motoristas, especialmente nas proximidades do local do evento.

O subtenente Sérgio Paulo Silva, responsável pelo policiamento do festival, anuncia que será realizada uma operação para controlar o acesso dos veículos ao bairro. “Pedimos aos participantes que se encaminhem para a festa com um pouco de antecedência, pois ao acesso ao bairro vai acontecer exclusivamente pela ‘Ponte Maior’. Para evitar transtornos, teremos agentes em tempo integral atuando na área”, orienta.


PROGRAMAÇÃO

Local: Campo do Pedra Branca
Dia 12/04 – sexta-feira
Horário: A partir das 19h

Abertura com show gospel
Grupo “Som de Conquistadores”
Banda “Divina Misericórdia”
Paulo e Silas
Danielle Martins

Dia 13/04 - sábado
Horário: a partir das 14h

Shows musicais com:
Dupla Sertaneja Júnior e Rodolfo
Apresentação do sanfoneiro e interprete Fabiano Santana
Dupla sertaneja Marconi e Diego

Concursos:
“Princesinha da Banana”
“Rainha da Banana”

Dia 14/04 – domingo
Horário: a partir das 14h

Show musical com:
Dupla sertaneja “Samara e Sávio”
Dupla sertaneja “Bráulio e Ricardo”

Concursos:
“Melhor Prato”
“Barraca mais bem ornamentada”

Contatos:
Produção: José Sandro Botelho
Contato: Sandro
Fone: 31 9395-9586


Fonte: Diário Popular Mg

População aprova governos da Região Metropolitana do Vale do Aço

Pesquisa realizada pela Tabulare aponta avaliação positiva dos 100 primeiros dias das administrações que assumiram em 1º de janeiro último; timotenses são os que mais aprovam o governo; saúde pública continua sendo o maior desafio dos novos prefeitos
IPATINGA - A população aprova de forma positiva os 100 dias de administração dos novos quatro prefeitos e prefeitas dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço - RMVA. É o que revela a primeira rodada de pesquisa realizada pela Tabulare Inteligência. De acordo o estudo feito por amostragem, o governo mais bem avaliado é o de Timóteo, que tem como prefeito Keisson Drumond (PT). Lá, 76,4% consideram a atual administração positiva - que reúne os conceitos ótimo e bom. A média de avaliação positiva em toda a RMVA é de 70,5%. Já 29,5% avaliam os governos petistas na região de forma negativa, ou seja ruim e péssimo. Na metodologia da pesquisa o conceito regular foi desconsiderado.

Em Timóteo, o resultado é ainda mais positivo entre as mulheres - 78%. Por faixa etária, o melhor desempenho do governo de Keisson Drumond está entre o grupo de 30 a 39 anos, cuja aprovação é de 83%.
Tecnicamente, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, as administrações das petistas Cecília Ferramenta, de Ipatinga e Rosângela Mendes, de Coronel Fabriciano, apresentam a mesma taxa de aprovação.
Enquanto o governo Ipatinga tem avaliação favorável de 72,5%, o de Coronel Fabriciano é de 72,2%.

Segundo a pesquisa, em Coronel Fabriciano a avaliação é uniforme entre homens e mulheres. Em Ipatinga, a avaliação é mais elogiada entre os homens - 77,3%. Já por idade, a melhor performance governo de Ipatinga está entre as pessoas acima de 40 anos - média de 78,5%.
Apesar ter uma gestão aprovada pela população, o prefeito de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte, o Zizinho (PT), registrou um índice inferior à média regional - 59,4%. As mulheres são as que mais aprovam o atual governo de Zizinho - 64% e por faixa etária, as pessoas de 30 a 39 anos - 64%.

COMPARAÇÕES
Na ‘Pesquisa 100 dias de governo” que pode ser acessada no site www.tabulare.com.br, o instituto também comparou as administrações atuais com as anteriores. Para 56,5% da população de Timóteo, o governo atual é melhor que o do ex-prefeito Sérgio Mendes (PSB), enquanto 31,3% considera igual e apenas 12,2% pior.
Em Coronel Fabriciano 29,6% reconhecem que Rosângela Mendes é melhor que seu antecessor Chico Simões, também do PT. 10,8% entendem que o governo dela é pior e 59,6% igual a do ex-prefeito.

Já em relação a Ipatinga apenas 8% avaliam o governo de Cecília Ferramenta como mais negativo que o de Robson Gomes (PPS). 59,1% consideram o governo da petista melhor e para 32,9% igual. Em Santana do Paraíso, 28,3% apontam a administração de Zizinho como melhor do que a de Joaquim Correa, o Kim (PT). 33,5% disseram que é pior e 38,2% igual. Ao grupo de pessoas que considera avanços nas administrações, foi feita uma nova pergunta: “O que mais melhorou?” As respostas espontâneas, basicamente, se limitaram às áreas de saúde, ensino público e limpeza pública. Na RMVA, 41,5% opinaram que a limpeza pública foi que registrou melhoria.

No cruzamento dos dados, constatou-se que no município de Timóteo, para 38,1% a área que mais melhorou foi a limpeza pública, seguida de saúde - 18% e sistema de ensino - 5%. Outros 3% entendem que é a governabilidade de maneira em geral.
Questionados, 32,4% dos fabricianenses também afirmam que a limpeza pública melhorou a partir da mudança de prefeito. Já 21,1% já consideram a saúde pública e 12,7% o ensino público. 4,2% disseram que foram as condições das vias públicas.

De cada dez ipatinguenses, sete reconhecem que o serviço de limpeza pública foi o que mais melhorou a partir de 1º de janeiro de 2013. Ou seja, 70,6% dos entrevistados. Apenas 11,7% disseram saúde e outros 8,6% o ensino.
Na questão sobre o que mais melhorou, curiosamente, os dados são divergentes em Santana do Paraíso, comparando-se aos outros três municípios da RMVA. Lá, segundo a pesquisa, o que mais melhorou foi o ensino público (36,7%) - e não a limpeza, que aparece em segundo lugar com 25%, seguida da saúde pública - 20%.

Saúde pública continua sendo principal problema das cidades
Apesar das administrações apresentarem avaliações positivas nos primeiros 100 dias de gestões, os municípios apresentam os gargalos de sempre. A saúde pública continua sendo o maior deles. Na média geral 56% apontam o item como maior desafio dos novos prefeitos. A saúde pública é questionada principalmente no município de Ipatinga. 64,5% dos ipatinguenses acima de 16 anos, ou seja, mais de 100 mil pessoas, apontam a saúde pública como o maior problema da cidade, seguido de segurança pública e ensino público - ambos com 9,8% de reclamações.

Na cidade de Santana do Paraíso, o serviço de limpeza pública é levantando como o segundo maior problema - 13,2%, antecedido por saúde pública - 45,8%. Para 10,8% dos moradores de Santana do Paraíso os maiores problemas de lá são condições das vias públicas (estradas). Outros 9% sugerem a segurança pública. Mesmo com o hospital São Camilo em funcionamento, a população de Coronel Fabriciano continua criticando sistema de saúde pública. Quase 60% dos entrevistados citaram a saúde como o grande gargalo da cidade, seguido de segurança pública - 7,9%; limpeza pública - 5,8%; vias públicas - 5,4%; rede de esgoto - 3,8%.

Praticamente a metade da população de Timóteo aponta a saúde pública como o maior problema, enquanto para 8,5% é a questão da limpeza pública. Já as condições das vias públicas seguem em terceiro lugar com 6,1%, seguidas de segurança pública - 5,3% e desemprego - 3,3%.



Coordenador recomenda cautela na leitura dos dados
Na análise do coordenador da ‘Pesquisa 100 dias de governo’, Edmílson Firmino de Souza, diretor da Tabulare Inteligência, uma avaliação positiva nos primeiros meses de governabilidade não pode ser comemorada com euforia, uma vez que o eleitor tem a tendência de “dar prazo aos novos prefeitos” para mostrar serviço. “Costumo dizer que o eleitor é muito sábio e justo na hora de avaliar uma administração pública. Seus critérios são muito definidos, assim como ele costuma levar em conta o tempo para tomada de medidas”, analisa Firmino, acrescentando ainda que sempre há uma expectativa otimista do eleitorado em relação a cada nova administração.

Além de recomendar cautela na análise dos dados, o diretor da Tabulare sinaliza que os gestores públicos não podem ter “um olhar cético” quanto aos problemas elencados na pesquisa. “Não podemos negar que a avaliação dos governos é altamente positiva, mas ao mesmo tempo constatamos que existe uma continuidade de problemas crônicos nos quatro universos do estudo”, alerta.

O pesquisador reconhece o pouco tempo para resolver todos os gargalos, mas critica a ausência de planejamento dos gestores públicos municipais, principalmente em relação ao sistema público de saúde. “A partir da eleição já se passaram mais de 150 dias. Um tempo razoável para colocar em prática o plano de ações”, salienta.

Fonte: Diário Popular Mg

Dois são executados em Fabriciano

Cidade não registrava um homicídio há pelo menos dois meses; duplo assassinato envolvendo traficante que acabara de sair da prisão, quebra estatística tranquila
O duplo homicídio ocorreu na tarde de ontem na rua Maria de Lourdes Moraes, no Alipinho    (Crédito: Gizelle Ferreira)


FABRICIANO – Após quase dois meses sem registros de homicídios em Coronel Fabriciano, duas pessoas foram assassinadas no início da tarde desta quinta-feira (11). O duplo homicídio ocorreu na rua Maria de Lourdes Moraes, no bairro Alipinho, por volta de 14h.

Segundo testemunhas o mototaxista Valdinei Rocha Oliveira, 35 anos, levava o garupa Rafael Souza Martins, 21 anos, conhecido como “Rafinha Cuspidor”, quando um carro preto aproximou-se dos dois e um atirador efetuou vários disparos. Valdinei foi atingido com um tiro nas costas e morreu no local. Já “Rafinha”, foi baleado na nuca e no braço. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho da unidade hospitalar.

LIBERDADE
Segundo informações colhidas pela Polícia Militar no local do crime, Rafinha havia acabado de conseguir a liberdade uma hora antes de ser assassinado. Ele estava preso acusado de tráfico de drogas no Presídio de Coronel Fabriciano. O documento de alvará de soltura foi entregue à perícia técnica da Polícia Civil no local do crime.

VINGANÇA
O delegado Amaury Tomaz e sua equipe de investigadores estiveram no local do crime. Ele considerou que, pelos levantamentos, tudo leva a crer que os homicídios ocorreram por vingança. Os assassinos tinham a intenção de eliminar “Rafinha Cuspidor”, suspeito de envolvimento em outros homicídios na cidade. “Como nós acreditamos que ele tenha praticado vários homicídios, é lógico que ele se torna um alvo também daquelas outras gangues que tiveram seus integrantes vitimados por ele. Então, havia sim uma gama de inimigos que ele conquistou durante muito tempo”, reiterou o delegado.

POSSÍVEL VÍTIMA
Rafael é suspeito da execução do frentista Sidney Caldas de Cássio, o “Buiú”, 21 anos. O crime ocorreu em plena luz do dia 16 de março do ano passado. A vítima foi assassinada no pátio de um posto de combustível na rua América no bairro Santa Cruz.

Segundo apurou a polícia no dia do crime, Rafael estava na garupa de uma moto e foi ele quem teria efetuado os disparos contra o frentista. Na ocasião ele chegou a ser detido com outras quatro pessoas em uma casa no bairro Frederico Ozanam, mesmo bairro onde Sidney residia. No local foi apreendida uma arma calibre 32, munições do mesmo calibre e projeteis de arma 38. Drogas e dinheiro também foram encontrados no local. Rafinha negou o homicídio, mas acabou sendo preso por associação ao tráfico.

INOCENTE
Parentes que estiveram no local disseram à polícia que Valdinei não tinha problemas com a polícia ou nada que motivasse seu assassinato. Ele estaria apenas fazendo mais uma corrida de rotina. “O mototaxista, parece que estava no local errado e na hora errada. Acreditamos que o alvo seja mesmo o Rafael. Valdinei não teria participação nessa briga, nestes assassinatos. Mas isso é preliminar, nós vamos até a empresa de mototaxi para ver quem pediu a viagem, qual destino”, finalizou o delegado.

A princípio, mototaxista estava no lugar e hora errada; “Rafinha Cuspidor” era o alvo. 

Fonte: Diário Popular Mg