terça-feira, 23 de abril de 2013

Praças lotadas na festa do 49° aniversário de Timóteo

Shows e exposições atraem milhares de pessoas no penúltimo fim de semana da programação especial 

Divulgação/PMT
aniversário timóteo
Sexto Encontro Nacional de Motociclistas no 49º aniversário de Timóteo
TIMÓTEO - As duas principais praças de Timóteo - 29 de Abril, no Centro- Sul, e 1° de Maio, 
no Centro-Norte - receberam o público no fim de semana. Foram três dias de shows, exposições
 e participação popular nos eventos promovidos pela prefeitura para lembrar os 49 anos de 
emancipação do município. A festa tem sequência até o dia 30 (terça-feira), com vários shows, 
entre os principais, os da banda Babado Novo e de David Quinlan.
Mais de 15 mil pessoas passaram pela praça 1° de Maio no fim de semana, prestigiando a 
intensa programação de comemoração dos 49 anos de Timóteo. O ponto alto da festa foi o 6° 
Encontro Nacional de Motociclistas, que trouxe à cidade pilotos de 10 estados, de sexta-feira
 até domingo, um incremento para a rede que atende aos turistas: hotéis, restaurantes e postos
 de abastecimento.
Outras 5 mil pessoas, aproximadamente, lotaram a praça 29 de Abril, no sábado, no show da 
cantora Adriana Arydes, que comemorou também os 50 anos de fundação da Paróquia São 
Sebastião. Apesar do grande público, o clima foi de tranquilidade em todos os eventos, o que 
tem sido uma rotina desde a abertura da programação oficial da PMT, no dia 7 de abril.
Divulgação/PMT
I075586.jpg
As “máquinas” foram uma atração à parte no Encontro Nacional de Motociclistas
Rock
A programação do fim de semana começou na sexta-feira (19) à noite, com a abertura do 
6° Encontro Nacional de Motociclistas. Centenas de motociclistas, de várias cidades e Estados,
 fizeram um grande movimento na praça 1° de Maio, que foi palco de shows de rock'n'roll com as 
bandas Skelter e covers Jota Peron (Raul Seixas), J. Quest e Creedence.
No domingo, foi a vez de grupos de axé, pagode e de dança de rua movimentarem a praça 1° de 
Maio, durante toda a tarde. À noite, ainda como parte da programação oficial organizada pela
 Prefeitura de Timóteo, um grande público acompanhou o show do cantor Cristiano Salazar. "Foi 
mais um fim de semana de grande alegria e participação popular", destacou o prefeito Keisson 
Drumond (PT).
Divulgação/PMT
I075588.jpg
Encontro trouxe a Timóteo pilotos de 10 Estados, um incremento para a rede que atende aos turistas
A praça do Centro-Norte também foi palco de uma exposição de aeromodelismo, com modelos
de diversos tamanhos fabricados por Reinaldo Luciano, morador de Timóteo e aficionado por aviação.
Homenagens
No domingo, pela manhã, a programação do 49º aniversário teve homenagens no bairro Macuco. 
Uma das homenageadas foi a primeira professora do bairro, Maristela de Jesus Godoi, que recebeu
uma placa e o carinho de ex-alunos e da comunidade.
 
Divulgação/PMT
I075587.jpg
Motociata Ecológica: Dezenas de motociclistas foram até o Portal do Parque do Rio Doce, 
no bairro Macuco, e participaram do plantio de mudas de árvores no entorno da reserva de mata 
atlântica.
 
Fonte : Diário do Aço





 

Deputada recebe requerimento para campus da UFOP




ACS/CMCF

Margarida Salomão recebeu o documento do presidente Marcos da Luz, que esteve acompanhado dos também vereadores Andréia Botelho e Luciano Lugão
CORONEL FABRICIANO – Na tarde da última sexta-feira (19), a deputada federal Margarida Salomão (PT) visitou a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) e foi recebida pelo presidente Marcos da Luz (PT), em seu gabinete. Na ocasião, o chefe do Legislativo, acompanhado dos também vereadores Andréia Botelho (PSL) e Luciano Lugão (PSD), entregou à parlamentar o Requerimento nº 32/2013, de sua autoria, que solicita a implantação, na cidade, de um campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A deputada assegurou que o documento, subscrito por todos os 17 vereadores, será encaminhado em mãos ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT). “Como parlamentar federal, entendo que a visita à direção da Câmara de Fabriciano foi um dos atos mais importantes nessa nossa agenda. Sobre a justa demanda que me foi encaminhada, trata-se de uma necessidade premente e altamente relevante. Terei o maior prazer em fazer esse encaminhamento e ajudar nessa luta para que a população fabricianense finalmente tenha um campus da Universidade Federal de Ouro Preto”, afirmou Margarida Salomão.

Reunião Ordinária

Em cumprimento ao Requerimento nº 95/2013, a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, anteriormente marcada para o dia 30 deste mês, foi antecipada para essa terça-feira (23), às 18h. A medida se dá em virtude das comemorações pelo Dia do Trabalhador, em 1º de maio, quarta-feira.

Pauta
Entre as matérias que serão votadas nesta terça está o Projeto de Resolução (PR) nº 503/2013 – substitutivo ao PR nº 499/2013 –, que altera dispositivos do Regimento Interno do legislativo.
De autoria do presidente Marcos da Luz, o documento também é assinado pelos parlamentares Xingozinho (PP), Andréia Botelho (PSL), Professor Edem (PT), Zé Carlos do Posto de Saúde (PTN), Eusimeria (PCdoB), Luciano Lugão (PSD), Beto Cavaleiro (PPL), Ronilson Burrinho (PSB), Serjão do Casib (PT), Eugênio Pascelli (DEM), Edilson do Sinttrocel (PCdoB) e Canídia (PT).

Se aprovada, a proposição alterará o horário das Reuniões Ordinárias de 18h para 15h. A programação das sessões também seria modificada. Com duração de 20 minutos, a Tribuna Popular antecederia a discussão e votação da Ordem do Dia. 

Outra medida a ser adotada, com a aprovação do PR nº 503/2013, diz respeito ao recesso parlamentar da Câmara, que compreenderia apenas o mês de janeiro de cada ano. Atualmente, o mês de julho também é destinado ao período de recesso do Legislativo Municipal.

Fonte: Jornal Vale do Aço

Fabriciano é referência no ensino de música

FABRICIANO – A experiência exitosa do ensino da música na rede municipal de Educação de Fabriciano foi compartilhada durante reunião da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na última semana, em Belo Horizonte. Na ocasião, representantes de diversos municípios debateram a implementação da Lei Federal 1.769/2008, que determina o ensino da música nas escolas brasileiras. Em Fabriciano, a Prefeitura oferece aulas de música desde 2006, dois anos antes da criação da Lei.

Durante o evento, o município foi representado pelas coordenadoras de Programas e Projetos, Maria Gonçalves, e da Educação Integral, Maria Cleonice, que demonstraram os motivos que fazem Fabriciano servir de exemplo paras as demais escolas de Minas e do País. Dentre esses fatores está o fato de o município iniciar o ensino da música aos alunos da rede municipal dois anos antes da criação da Lei Federal. Outro destaque foi a implantação de um Centro Municipal de Educação Musical.

Trajetória
A experiência do município iniciou com a implantação da Escola em Tempo Integral, em 2006, quando o ensino da música passou a fazer parte do currículo dos estudantes. Já em 2009, com a adesão ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, essas iniciativa ganhou mais força. Em 2010, o município também aderiu ao projeto Portal Aventuras Musicais, com recursos próprios. O objetivo desta iniciativa foi desenvolver a percepção, expressão e cognição humana.

Atualmente, os 13 núcleos de Educação Integral ofertam aulas de música, contemplando mais de quatro mil alunos com aulas de canto coral, percussão, instrumentos de corda e de sopro, banda fanfarra e outros. “Desde que aderimos ao Mais Educação aprimoramos nossa experiência. Ainda asseguramos a assistência técnica pedagógica e financeira necessária, como aquisição de instrumentos e pagamento de professores, para a ampliação do ensino de música aos alunos da rede municipal”, explica a secretária de Educação e Cultura da Prefeitura, Glória Giudice.

Em 2012, o município também criou o Centro Municipal de Educação Musical, que funciona na Escola Pastor Antônio Rosa, no Amaro Lanari, e atende alunos das escolas municipais dos bairros Caladinho e Mangueiras, além de crianças da Educação Infantil. “Por meio deste espaço, buscamos ampliar as atividades musicais ofertadas nas escolas e, a médio prazo, criar uma orquestra infanto-juvenil com os alunos do Tempo Integral”, acrescenta a secretária.

Outra proposta para avançar no ensino da música no município é a criação de mais um Centro Municipal de Educação Integral Musical, no Centro de Arte e Educação, para ampliar o atendimento aos alunos das demais escolas.

Reconhecimento
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Fabriciano, o município recebeu a visita do Ministério da Educação (MEC), que veio conhecer, de perto, as experiências vivenciadas no Aventuras Musicais. “Agora, também estamos muito felizes em compartilhar o êxito de nossas experiências com representantes de todo Estado”, finaliza Glória Giudice.

Fonte: Jornal  Vale do aço

Sabrina Madeira é a nova Miss Ipatinga




Miciane Carla

A moradora do bairro Iguaçu conquistou a faixa de campeã logo na primeira vez em que participou do concurso
IPATINGA – Na última sexta-feira (19) Ipatinga coroou a garota mais bela da cidade durante o 24º Miss Ipatinga Oficial 2013, Sabrina Madeira. A garota de 20 anos desbancou 13 concorrentes e levou para casa a faixa e o título de Miss Ipatinga deste ano. 

Com 1,70 metro e 61 Kg, a moradora do bairro Iguaçu foi a preferida dos jurados do concurso de beleza. “Essa é a primeira vez que ela participa da disputa e logo de cara levou o título para casa”, contou Wanderley Dias, coordenador e produtor do Miss Ipatinga Oficial 2013, evento realizado pela Cia. Cultural Aplauso. “Com a vitória ela garantiu vaga para o Miss Minas Gerais que acontece no meio do ano”, explicou Wanderley, que a partir de agora irá trabalhar na preparação de Sabrina para a disputa estadual.

Além da faixa e coroa de Miss, Sabrina Madeira também ganhou bolsa para curso de inglês, um ano de academia e tratamentos estéticos gratuitos, viagem, um anel de ouro e diversos outros presentes. “Agora ela irá trabalhar para melhorar sua oratória, estética, além intensificar os treinos na academia e ensaiar passarela”, adiantou Wanderley.

A disputa
O concurso contou com desfile típico indígena, desfile com traje de banho e de gala. Cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento, levando um litro de leite para doar para a Fazenda Refúgio, casa de recuperação de dependentes químicos situada no Ipaneminha, localidade da zona rural de Ipatinga. Além da doação do público, as concorrentes também arrecadaram produtos de higiene pessoal. “A garota que arrecadou mais materiais foi a Kênia Menezes”, salientou Wanderley.

O produtor ainda se disse satisfeito com o concurso deste ano. “O saldo foi 100% positivo. Fiquei muito feliz por poder mostrar a cultura indígena. As garotas também estavam muito bem preparadas. Na verdade minhas expectativas foram superadas”, contou ele. “Também fiquei muito feliz com a presença da nossa homenageada e patronesse, a prefeita Cecília Ferramenta. E mais empolgado ainda com o fato do concurso ter entrada para o calendário oficial da cidade, o que nos trará mais benefícios e responsabilidade”.
Também durante o concurso de beleza, o Mister Ipatinga Diego Costalonga, que irá representar a cidade no Mister Minas Gerais, que será realizado em Patos de Minas no mês de agosto, recebeu a faixa de Israel Jesus.

O prazo de inscrições para o Miss Ipatinga Oficial 2014 será aberto no dia 1º de junho e se estende até 30 de dezembro.

Melhores colocadas
As cinco primeiras colocadas do concurso também ganharam brindes. O 5º lugar ficou com Luiza Pirchiner, 4º lugar com Adriane Martins, 3º lugar com Carina Magalhães e o 2º lugar ficou com Aline Rodrigues.
Izadora Tuany, que ficou no 6ª lugar geral, foi sagrada Miss Simpatia, título concedido pela votação das concorrentes. Aline Rodrigues conquistou o título de Miss Fotogenia, e Géssica Duarte foi eleita Miss Online.
Fonte: Jornal Vale do Aço

Cupons do 'IPTU Premiado' podem ser trocados até 4ª

Os prêmios da campanha do IPTU 2013 foram apresentados pela Prefeitura de Timóteo numa carreata
TIMÓTEO - Moradores de Timóteo que pagaram à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 têm até quarta-feira (24) para aderirem à campanha “IPTU Premiado”, que vai sortear vários prêmios no dia 29 de abril, data oficial do aniversário do município. Os moradores podem apresentar as guias pagas na Praça da Cidadania, no hall do prédio da Prefeitura, e pegar o cupom para participar dos sorteios, que serão realizados no dia 29 de abril.

O prazo para o desconto de 15% sobre o valor da guia do IPTU 2013 já venceu, mas o pagamento à vista feito até o dia 24 ainda dá direito ao sorteio dos prêmios da campanha: um Fiat Uno zero-quilômetro, uma motocicleta Yamaha 125cc, cinco televisores 32 polegadas, quatro tablets, uma bicicleta e um notebook. Para concorrer aos prêmios o contribuinte não pode estar inscrito na dívida ativa.
Os prêmios da campanha do IPTU 2013 foram apresentados pela Prefeitura de Timóteo numa carreata que, no sábado pela manhã, percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, chamando a atenção da população para o sorteio do dia 29.
Fonte: Diário Popular Mg

Governador garante apuração de execuções no Vale do Aço

Anastasia se reuniu com representantes do Comitê Rodrigo Neto e do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais
O governador Anastasia disse ontem que morte de Rodrigo Neto será apurada “doa a quem doer”
(Crédito: Wellington Pedro/ Imprensa MG)



BH - O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta segunda-feira (22/04), em Belo Horizonte, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Eneida Ferreira da Costa e o Comitê Rodrigo Neto, formado por jornalistas de Ipatinga. Durante a audiência, o governador falou sobre as providências tomadas para apurar a morte dos repórteres Rodrigo Neto e Walgney Assis Carvalho, no Vale do Aço, garantindo a apuração dos fatos “doa a quem dor”, pelo fato de a questão ser a principal prioridade do Sistema de Defesa Social do Estado.

“(A morte desses profissionais) É uma situação muito grave que nós não podemos tolerar. Já tivemos algumas prisões, outras medidas estão sendo tomadas. Esse assunto é uma prioridade mais do que máxima”, afirmou o governador, ressaltando que “o sindicato que está no seu corretíssimo dever de cobrar explicações, posição na área de defesa pública, que eu também estou cobrando”. Nesta sexta-feira (19), a Polícia Civil trocou o comando da instituição na região e anunciou a prisão de dois policiais civis, possivelmente envolvidos na execução de menores em Revés do Belém.

Acompanhado do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o governador disse que, “no curso dessa semana, ainda teremos outros desdobramentos, que dependem dessas investigações e da posição das outras instituições que vinculam a Justiça no Estado”. Outros mandados de prisão devem ser cumpridos.
Participaram da audiência, além de integrantes do Comitê Rodrigo Neto e o Governo do Estado, Alessandro Carvalho, diretor do Sindicato dos Jornalistas, e o superintendente Central de Imprensa do Governo de Minas, Teodomiro Braga.

Fonte: Diário Popular MG

Ley diz que "prisão" foi boato

Para presidente do Legislativo, informação partiu de pessoas ligadas a grupos políticos contrários a ele; em reunião ordinária, vereadores derrubam vetos do Executivo
Ley do Trânsito (ao centro) preside reunião ordinária da Câmara desta segunda-feira: boato teria partido de “grupos políticos”


IPATINGA – O presidente do Legislativo, vereador Ley do Trânsito (PSD), desmentiu ontem (22) os boatos que surgiram no último fim de semana na região dando conta de que ele teria sido preso. A suposta prisão estaria relacionada às investigações realizadas pela Corregedoria da Polícia Civil de Belo Horizonte. Ley, que é policial civil, afirmou que tudo não passou de uma mentira criada por pessoas que não se importam com o sofrimento alheio. “Pessoas, de forma maliciosa, estão tentando usar o sofrimento de parentes de vítimas de crimes e até da própria imprensa pra espalhar boataria”, disse.

No final da tarde da última sexta-feira (19), a notícia da suposta prisão de Ley se alastrou pela cidade e as conversas foram inflamadas em razão da efetiva prisão de dois policiais civis de Ipatinga (um médico legista e um investigador).
Ley contou que na sexta teve um compromisso externo e saiu mais cedo da Câmara Municipal. No sábado, ele trabalhou e, no domingo, visitou a feira livre do bairro Canaã e também o Hospital Municipal e Ipatinga.

O vereador informou acreditar que os boatos envolvendo seu nome podem ter partido de grupos políticos contrários a ele. “A gente está trabalhando e de certa forma está desagradando a algumas pessoas. E todo mundo que trabalha tende a chamar atenção de pessoas com o interesse pessoal e político de tentar denegrir a imagem”.

O presidente da Câmara também aproveitou a oportunidade para comentar sobre a troca de comando realizada pela Polícia Civil em Ipatinga, na última sexta-feira, e dizer que tem expectativas positivas a respeito dos rumos das investigações de crimes não solucionados no Vale do Aço. “Eu espero muito. Eu conheço a Polícia Civil e sei do trabalho que ela desenvolve. Sei também que ela vai dar um retorno pra comunidade de Ipatinga”, disse, concluindo que os jornalistas da região podem trabalhar tranquilamente, sem cair em nenhuma onda de boataria que tem por intuito desestabilizar a cidade.

REUNIÃO ORDINÁRIA
Ontem, Ley do Trânsito presidiu a reunião ordinária do Legislativo. Na pauta de discussões e votações, estavam dois vetos da Prefeitura a projetos do Legislativo ipatinguense. Um deles contra matéria de autoria do próprio Ley, que prevê a regularização de imóveis construídos em desacordo com o Código Municipal de Obras, que não obtiveram aprovação do projeto inicial ou foram construídos sem observância do projeto aprovado.

O veto do Executivo foi derrubado por 19 votos a 0. Antes, entretanto, foi alvo de discussões nos bastidores. Até mesmo o Ministério Público participou das conversas por acreditar que o texto vai contra ao que está estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2010 pela Prefeitura Municipal, e que rege questões da construção civil no município, na ausência de leis complementares ao Plano Diretor. Entretanto, nem mesmo a articulação do MP a respeito do assunto mudou a cabeça dos vereadores. “O Legislativo não assinou o TAC”, afirmou o vereador petista Agnaldo Bicalho pouco antes de dar o seu voto.

O outro veto do Executivo, também derrubado por 19 votos a 0, tinha como objeto o Projeto de Lei 014/2013, que visa garantir assistência médica aos internos das comunidades terapêuticas de Ipatinga. De autoria do vereador Jadson Heleno (PPS), o acompanhamento individual aos dependentes químicos deverá ser absorvido pelo Programa da Saúde da Família (PSF) da Prefeitura.

OUTROS PROJETOS

Durante a reunião desta segunda-feira, também foi votado o projeto de lei 035. Aprovado por unanimidade, a proposta institui no município o serviço de transporte individual de passageiros com mobilidade reduzida. De autoria do vereador Ademir Cláudio (DEM), o texto prevê o licenciamento de pelo menos um táxi, nos pontos do shopping, centro e bairros, adaptado para atender às necessidades de deslocamento de pessoas com deficiência.

Outro projeto aprovado foi o que altera a Lei 2.400, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Juventude de Ipatinga. De iniciativa do Poder Executivo, o texto atende à necessidade de adequação da lei ao Estatuto da Juventude, recentemente alterado no âmbito federal.

O Estatuto foi adaptado segundo orientações de organismos internacionais, passando por ajustes de sua composição, tanto na representação governamental, bem como na representação não-governamental. Outro ponto é a ampliação do processo de participação popular e a inserção da juventude no debate sobre as políticas públicas no município.

Ontem, também, pelo menos quatro datas comemorativas foram incluídas no Calendário Oficial do município através da aprovação de projetos de lei: Dia Municipal de Ação de Graças, Dia Municipal da Água, Semana Municipal da Alimentação Saudável, Dia Municipal do Mototaxista e do Motoentregador.
Nesta terça-feira (23), o Legislativo volta a se reunir para a segunda sessão ordinária do mês de abril. Ao todo, 12 matérias foram colocadas em pauta.

Fonte:  Diário Popular Mg

Paraíso festeja aniversário com ampla programação

Na foto, a banda Lex Luthor, de Divinópolis, que faz show neste sábado, dia 27, a partir das 23h
PARAÍSO - Shows de Bandas da Região e Grandes Atrações Musicais convidados, Missa, Corrida Rústica, Final Torneio do Óleo, Sessão Cinema no Ipaba do Paraíso, Encontro Nacional de Vôo Livre, programação especial nas escolas da rede pública, e outras atrações farão parte da grande festa de comemoração aos 21 anos de Santana do Paraíso.

A festa, organizada pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Câmara Municipal, terá início no dia 24 de abril, e se encerrará no dia 28, dia do aniversário da cidade.
A programação inclui ainda um bolo de 21 metros, tradição na cidade e que aumenta a cada aniversário comemorado, missa em ação de Graças, uma Festa Gospel e Gravação do programa Viação Cipó especial do Aniversário de Santana do Paraíso.
O prefeito Zizinho fará a abertura oficial no dia 26. Todos os shows vão acontecer na Praça da Matriz.

”Programação de Aniversário Santana do Paraíso 21 anos”

24/04/2013
Quarta-Feira


Programação
“Cinema na Praça
Ipaba do Paraíso”

Exibição de Filmes Infantil e Adulto a partir das 18h.

26/04/2013
Sexta-Feira


Programação
“Noite Gospel”

19h – Preletor Celso de Oliveira. (Timóteo)
Shows com os Grupos:
.SIBI
.Ministério de Louvor da Igreja Batista Centro.
.Grupo de Louvor Igreja Quadrangular do Vale do Paraíso.
.Ministério de Louvor da Assembleia de Deus do Centro.
.Encerramento
Paulo e Silas (Ipatinga)
Viação Cipó- Programa Especial 21 anos Santana do Paraíso

27/04/2013
Sábado

Programação

15h - Final Torneio do Óleo
(Estádio Municipal estádio municipal João Barbara da Silveira)
21h – Show
Jhony Marcos & Maurinho (BH)
23h - Show Principal
LEX LUTHOR (Divinópolis)


28/04/2013
Domingo


Programação

9h – Lançamento do Selo Comemorativo Santana do Paraíso 21 anos.
9h30 – Banda de Música 14ª Batalhão
10h – Tradicional Corte do Bolo em Comemoração aos 21 anos de Santana do Paraíso e Área de Lazer para as Crianças.
11h – Encontro Nacional de Vôo Livre.
12h – Apresentação da academia de Capoeira escola Mestre Renato.
13h – Shows Locais
Saddia Nunes
Ildeu Barros
Forró Bonde dos Garotos
Rangel Santana e Banda
16h – Corrida Rústica – Saída Praça Matriz.

19h30 – Missa de Ação de Graças – 21 anos Santana do Paraíso.

Principal Cidades Municípios terão R$ 700 milhões de crédito para investimentos Voltar 23/04/2013 12h14 decrease font increase font Municípios terão R$ 700 milhões de crédito para investimentos

Por meio de linhas de financiamento do BDMG, o Governo vai estimular o crescimento de cidades mineiras
Matheus Cotta, presidente do BDMG, afirmou que o banco está perto de R$ 1 bi em liberações a cidades
(Crédito: Wellington Pedro/Imprensa MG)



BH - O Governo de Minas, por intermédio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), lançou nesta segunda-feira (22), na Cidade Administrativa, o maior programa de financiamento destinado aos 853 municípios mineiros. Serão cerca de R$ 700 milhões, distribuídos em diversas linhas, para alavancar o desenvolvimento nas cidades. O objetivo do banco é estimular o crescimento, a riqueza e a prosperidade, com investimentos em áreas de infraestrutura.

O anúncio foi feito pelo governador Antonio Anastasia, durante a reunião de pactuação do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. Ao todo, 588 municípios aderiram ao programa, que visa contribuir para a realização de uma boa administração, utilizando técnicas modernas de gestão, com foco em resultados e na melhoria da prestação de serviços ao cidadão.

Para o governador de Minas, ambos as ações se completam e se integram a outros anúncios de investimentos feitos pelo Governo de Minas, em benefício da municipalidade, nos últimos 30 dias. Há duas semanas, ele lançou o ProMunicípio, que irá investir, somente neste ano, outros R$ 2,1 bilhões em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e ações de saúde e educação. Antes, no fim de março, o Governo de Minas lançou o “Água da Gente”, programa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com investimentos previstos de cerca de R$ 4,5 bilhões, nos próximos três anos.

“Isso significa, de fato, um esforço muito robusto de Minas Gerais como um todo para levar o desenvolvimento, a prosperidade e o progresso a todos os rincões de nosso Estado. E, por isso, temos hoje, felizmente, indicadores de desenvolvimento na área da saúde, na área da educação, que são extremamente auspiciosos e que permitem sinalizar cada vez mais um futuro promissor para o Estado de Minas Gerais”, disse Anastasia.

CADASTRO DE PROPOSTAS
Até 31 de maio, as 853 prefeituras poderão cadastrar suas propostas no sítio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (www.bdmg.mg.gov.br) para habilitarem-se a quatro linhas de financiamento: BDMG Maq, BDMG Cidades, BDMG Urbaniza e BDMG Saneamento.
Esses programas terão aportes de R$ 250 milhões. O limite de financiamento varia de R$ 3 milhões (municípios com população de até 100 mil habitantes) a R$ 5 milhões (população acima de 100 mil). Exceto na linha BDMG Saneamento, a taxa de juros é IPCA + 8% ao ano (a.a). Para municípios da região de baixo dinamismo é IPCA + 6% a.a.


Confira as linhas de financiamento disponibilizadas:
BDMG Cidades
Para atender projetos de edificações municipais, apoio ao turismo e patrimônio histórico e cultural. Prazo de até 60 meses, incluídos até 12 meses de carência

BDMG Urbaniza
Para projetos de iluminação pública, drenagem e mobilidade urbana. Prazo de até 72 meses, com até 12 meses de carência.

BDMG Maq
Para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos novos. Prazo de até 54 meses, com até 6 meses de carência.

BDMG Saneamento
Para projetos de água, esgoto e resíduos sólidos urbanos. Prazo de até 84 meses, com até 12 meses de carência. Taxa de juros: IPCA + 7% ao ano. Para municípios da região de baixo dinamismo, IPCA + 5% ao ano.


Programa estimula “choque de gestão” em cidades mineiras
BH
- O governo de Minas Gerais lançou nesta segunda-feira, dia 22 de abril, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, que tem como objetivo estender as boas práticas do choque de gestão aos municípios mineiros. Em evento realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, o governador Antonio Anastasia oficializou a participação de 588 municípios que já aderiram ao projeto.

Estimular a prática da boa gestão, a busca por resultados e a formulação de políticas públicas eficientes são ações previstas programa do Governo de Minas, que vai implementar nos municípios mineiros, nos próximos dois anos, projetos de capacitação técnica, diagnósticos virtuais ou presenciais, apoio para realização de projetos e participação em prêmios de qualidade. O prefeito de Pirapora, Heliomar Valle da Silveira, assinou o acordo de adesão ao programa em nome dos municípios participantes.

Para o governador, a prática da boa gestão é fundamental para a alocação eficiente dos recursos públicos. “Estamos fazendo algo extremamente ousado, mas também muito bem planejado. Percebemos a necessidade, cada vez mais, de aprofundar essa nova metodologia da gestão pública que criamos em Minas Gerais. Nada adianta alocarmos recursos em todas as políticas públicas, se não tivermos a boa gestão para sustentar essas políticas. Assim, só teríamos desperdício. Sabemos que com a boa gestão, o recurso, ainda que escasso, tem rendimento e eficiência maiores. A boa gestão é o caminho e a base para alcançarmos os resultados nos indicadores sociais, econômicos e de infraestrutura. Esse foi, ao longo dos últimos 10 anos, o segredo de Minas Gerais”, ressaltou.

GESTÃO
Gratuito para as prefeituras, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pretende compartilhar com os gestores municipais as boas práticas de administração implantadas pelo Governo de Minas a partir de 2003, com o Choque de Gestão. O objetivo é contribuir para a realização de uma boa administração, utilizando técnicas modernas de gestão, com foco em resultados e na melhoria da prestação de serviços ao cidadão, com respostas efetivas para as demandas da sociedade.

As inscrições foram abertas em 21 de novembro de 2012, durante o 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos, e 588 municípios se inscreveram. Destes, 108 são da região Central, 101 da Zona da Mata, 97 do Sul de Minas, 71 do Norte de Minas, 64 do Rio Doce, 48 dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 42 do Centro-Oeste, 27 do Triângulo Mineiro, 15 do Noroeste de Minas e 15 do Alto Paranaíba.

fonte: Diário Popular Mg

Operação antidrogas prende 18 pessoas acusadas de tráfico

Na operação em Fabriciano, a PM apreendeu dinheiro, arma e droga. Em outra, em Ipatinga, 11 pessoas foram conduzidas por tráfico
IPATINGA – Pelo menos 18 pessoas no Vale do Aço foram detidas no último sábado (20), acusadas de tráfico de drogas. Uma das operações ocorreu em uma operação conjunta entre as polícias civil e militar na rua Zacarias, no bairro Cidade Nobre, por volta de 23h. Entre os conduzidos, estão cinco menores.

O local, segundo a polícia, é considerado de intensa movimentação de traficantes e usuários de drogas. Após identificar os envolvidos e a residência onde os suspeitos estavam escondidos, a polícia realizou a abordagem. Durante a operação foram apreendidos aproximadamente 300 gramas de maconha, celulares e dinheiro. Onze pessoas foram conduzidas até a Depol.

FABRICIANO

Em outra ocorrência, desta vez em Coronel Fabriciano, seis pessoas, entre elas cinco adolescentes, foram conduzidas acusadas de tráfico de drogas. Dois jovens, um de 22 e outro de 20 anos, estavam em companhia de dois adolescentes com idade entre 13 e 16 anos quando foram abordados na rua Apua, no bairro Contente.

Após colher informações, os policiais se deslocaram até o local e encontraram em um matagal, um revólver, uma balança de precisão, uma pedra de crack, várias sacolas de chup-chup, um celular e a quantia de R$ 240. Os suspeitos foram apreendidos e encaminhados para a delegacia com os materiais encontrados.

fonte : Diário Popular Mg